Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13242
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
farleycorreiasardinha.pdfPDF/A1.64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Priscila Campos-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni-
dc.creatorSardinha, Farley Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735211662669330pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T13:56:00Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-02T13:56:00Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13242-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo mapear o desempenho dos alunos do ensino médio no componente curricular Física da rede pública estadual do Espírito Santo que participaram das avaliações do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo - PAEBES. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo investigativo a partir dos dados de desempenho nas avaliações de Física, aplicadas nos anos ímpares do período de 2011 a 2019, para alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino. Buscou-se verificar se o desempenho dos alunos apresentaria um padrão de proficiência a nível estadual, aquém do esperado, de acordo com o estabelecido pelo PAEBES. A partir da análise dos dados foi possível verificar que, apesar de o padrão de desempenho da rede ainda estar no nível “básico”, a proficiência média da rede vem aumentando ao longo dos anos. No entanto, também foi verificado um aumento no desvio padrão dessa proficiência, implicando em um aumento na heterogeneidade do público participante das avaliações em análise. Essa última constatação, por sua vez, foi associada a sinais de melhoria no desempenho dos alunos, identificados nos resultados pelo consistente aumento do percentual de alunos nos níveis mais elevados dos padrões de desempenho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectPAEBESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA Física como componente curricular do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo: uma análise do desempenho dos alunos da rede pública estadual no período de 2011 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons