Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19061
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mariaclararussoaraujo.pdfPDF/A2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee2Bertolotti, Diovana Paula de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000905901779727pt_BR
dc.creatorAraújo, Maria Clara Russo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5258219701676807pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-21T12:14:49Z-
dc.date.available2025-07-18-
dc.date.available2025-07-21T12:14:49Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19061-
dc.description.abstractThis research, conducted within the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education at the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), aims to analyze the work of developing assessment instruments by the Human Sciences team analysts at CAEd, particularly concerning the construction of assessment tools for the Early Years of Elementary Education. The choice of this theme emerged from the challenges faced in the daily work of these professionals, since the recent increase in demand for external assessments in this area for the first stage of Elementary Education. In addition to identifying the potentialities and challenges related to largescale assessment in Human Sciences, we seek to understand the specificities of assessment instruments designed for the Early Years in History and Geography. Based on this, we will analyze the particularities of this field of knowledge, potential gaps in the training of its professionals, and the national guiding documents for its teaching, with the objective of proposing an Educational Action Plan aimed at improving the training of CAEd staff and other professionals involved in large-scale assessments in Brazil. Methodologically, we adopted the case study with a qualitative approach, collecting data through questionnaires and interviews to understand the context of this research, the organization of CAEd, and the perspectives of its professionals regarding the daily challenges associated with the institution's external assessments.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), visa analisar o trabalho de construção de instrumentos de avaliação dos analistas da equipe de Ciências Humanas do CAEd, especialmente no que se refere à construção dos instrumentos de avaliação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escolha do tema ocorreu a partir dos desafios existentes no próprio cotidiano do trabalho destes profissionais, uma vez que, nos últimos anos, houve um aumento na demanda de testes externos da área para a primeira etapa do Ensino Fundamental. Buscamos, além de identificar as potencialidades e desafios relacionados à avaliação em larga escala de Ciências Humanas, compreender as particularidades existentes nos instrumentos de avaliação destinados aos Anos Iniciais em História e Geografia. A partir disso, analisamos as especificidades de tal campo de conhecimento, as possíveis lacunas na formação dos seus profissionais e os documentos nacionais norteadores do seu ensino, objetivando propor um Plano de Ação Educacional voltado ao aprimoramento da formação dos colaboradores do CAEd e de outros profissionais que atuem com as avaliações em larga escala no Brasil. Como vertente metodológica, adotamos o estudo de caso com uma abordagem qualitativa, com a coleta de dados a partir de questionários e entrevistas, a fim de entendermos o contexto no qual se insere esta pesquisa, a organização do CAEd e a visão dos seus profissionais acerca dos desafios cotidianos associados aos testes externos da instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectCiências humanaspt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLarge-scale assessmentpt_BR
dc.subjectHuman sciencespt_BR
dc.subjectEarly elementary gradespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise da construção de instrumentos de avaliação em larga escala em ciências humanas: um estudo com base na experiência de equipes do CAEd/UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons