https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19081
File | Description | Size | Format | |
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igordasilvaportela.pdf | PDF/A | 3.27 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Imersão, narrativas e representações históricas no videogame: reconstruindo uma cidade morta: a flânerie por Bagdá do século IX |
Author: | Portela, Igor da Silva |
First Advisor: | Musse, Christina Ferraz |
Referee Member: | Jardim, Fernando Perlatto Bom |
Referee Member: | Soares, Letícia Perani |
Referee Member: | Monteiro, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso |
Resumo: | A proposta da nossa dissertação de mestrado é pensar, estudar, analisar e comunicar a História através dos jogos eletrônicos, investigando as especificidades do objeto e interpretando suas narrativas e representações históricas, bem como possibilidades, potências, impactos, desafios e dilemas sobre a ideia de conhecer, aprender, pensar e debater a História jogando videogame. O fundamento teórico da pesquisa segue a linha do campo de pesquisa Game Studies, reunindo também referências de historiadores e teóricos da Comunicação para trabalhar com os games sob uma ótica acadêmica e como meio comunicativo de transmitir conhecimentos científicos através de suas múltiplas formas de narrativas. Logo, um dos temas a ser bastante explorado durante o trabalho é sobre a imersão em jogos de mundo aberto e como o jogador se envolve com a representação simulada de uma outra época do passado. Com isso, discutiremos o papel dos games na sociedade e seus possíveis impactos culturais, na construção de linguagem e na difusão de narrativas históricas. Após toda essa abordagem teórica, realizamos um estudo de caso do jogo Assassin´s Creed Mirage (Ubisoft, 2023), ambientado na Bagdá do século IX, então capital do império islâmico, dentro de um contexto histórico relevante para o método científico e de desencadeamentos sociais, culturais, políticos e artísticos pelo mundo. |
Abstract: | The proposal of our master's thesis is to think about, study, analyze, and communicate History through video games, investigating the specificities of the medium and interpreting its historical narratives and representations, as well as exploring the possibilities, potentials, impacts, challenges, and dilemmas related to the idea of knowing, learning, thinking, and debating History while playing video games. The theoretical foundation of the research follows the Game Studies field, also incorporating references from historians and communication theorists to examine games from an academic perspective and as a communicative medium for transmitting scientific knowledge through their multiple narrative forms. Therefore, one of the key themes to be explored throughout the thesis is immersion in open-world games and how the player engages with the simulated representation of a different historical period. In this way, we will discuss the role of video games in society and their potential cultural impacts, in the construction of language, and in the dissemination of historical narratives. After this theoretical approach, we conduct a case study of the game Assassin's Creed Mirage (Ubisoft, 2023), set in 9th-century Baghdad, then the capital of the Islamic empire, within a historically significant context for scientific methods and the social, cultural, political, and artistic developments across the world. |
Keywords: | Games História Flâneur Imersão Assassin´s Creed History Flaneur Immersion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Comunicação Social |
Program: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19081 |
Issue Date: | 21-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
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