Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19092
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
anapauladelgadobomtempobatalha.pdfPDF/A3.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : Efeitos de um programa exercício físico associado à educação para mudança do estilo de vida em indivíduos com pré-diabetes ou diabetes: estudo multicêntrico
Autor(es): Batalha, Ana Paula Delgado Bomtempo
Orientador: Silva, Lilian Pinto da
Miembros Examinadores: Ferreira, Ana Paula
Miembros Examinadores: Jansen, Ann Kristine
Miembros Examinadores: Lima, Jorge Roberto Perrout de
Miembros Examinadores: Lanziotti, Silvia
Resumo: O tratamento e a prevenção do diabetes incluem estratégias farmacológicas e comportamentais. As mudanças de estilo de vida, como adoção de alimentação saudável, cessação do tabagismo, melhora do sono, cuidados psicossociais, aumento do nível de atividade física e prática regular de exercícios físicos, são fundamentais para o adequado manejo do diabetes e prevenção do seu desenvolvimento. A educação em saúde é um elemento chave para promoção dessas mudanças no estilo de vida. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo comparar a efetividade do programa de Exercício e Educação para o Estilo de Vida (ExEd) desenvolvido para brasileiros com um programa, exclusivamente, de Exercício (Ex) para a melhoria da capacidade funcional, conhecimento relacionado à doença, autoeficácia para o exercício, letramento em saúde, nível de atividade física, adesão ao padrão alimentar da dieta do Mediterrâneo, adesão medicamentosa, medidas antropométricas, hemoglobina glicada, controle autonômico cardíaco, qualidade de vida, sintomas depressivos, qualidade da dieta, comorbidades relacionadas ao diabetes, satisfação e adesão ao programa em indivíduos com prédiabetes e diabetes. Para isso foi realizado um ensaio clínico randomizado, multicêntrico e duplo-cego, envolvendo uma intervenção de 12 semanas com dois grupos paralelos: ExEd e Ex. Os participantes poderiam receber as intervenções do programa para o qual foram randomizados e alocados de forma presencial ou remota, dependendo do acesso à internet e do grau de letramento digital. O programa Ex incluiu exercícios aeróbicos, exercícios de resistência muscular e orientações para que os participantes acumulassem pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada a vigorosa por semana. Enquanto o ExEd seguiu o mesmo programa de exercícios e incorporou sessões de educação estruturada. Duzentos e sessenta e quatro indivíduos (65,9% do sexo feminino; 52,1±12,6 anos) foram randomizados, e 165 coconcluíram o programa no qual foram alocados. Ambos os programas promoveram aumento significativo da capacidade funcional, mensurada pela distância percorrida no Incremental Shuttle Walking Test (ExEd: 413 para 420 metros; Ex: 380 para 399 metros), letramento em saúde, níveis de atividade física e adesão ao padrão alimentar da dieta mediterrânea. Enquanto o programa ExEd promoveu um aumento do conhecimento relacionado à doença, mensurado pelo escore total do DATE-Q, para níveis significativamente mais altos em comparação ao programa Ex (ExEd: 13,4 para 14,7 pontos; Ex: 13,6 para 14,1 pontos). Não foram observadas diferenças significativas da qualidade de vida, dos sintomas depressivos ou da adesão medicamentosa em resposta aos programas. A adesão às intervenções foi semelhante (Exercício (ExEd + Ex): 51%; Educação (ExEd): 47%), independentemente do programa alocado, e a maioria dos participantes (83%) relatou alta satisfação com as intervenções recebidas. Sendo assim, podemos concluir que ambos os programas foram efetivos em promover a melhora da maioria dos desfechos investigados. Entretanto, o programa ExEd foi mais efetivo que o programa Ex na promoção de melhora do conhecimento relacionado à doença.
Resumen : The treatment and prevention of diabetes involve pharmacological and behavioral strategies. Lifestyle changes, such as adopting a healthy diet, smoking cessation, improved sleep, psychosocial care, increased physical activity levels, and regular physical exercise, are fundamental for adequate diabetes management and prevention of its development. Health education is a key element for promoting these lifestyle changes. Therefore, the present study aims to compare the effectiveness of the Exercise and Education for Lifestyle (ExEd) program developed for Brazilians with an exclusively Exercise (Ex) program for improving functional capacity, disease-related knowledge, exercise self-efficacy, health literacy, physical activity level, adherence to the Mediterranean diet pattern, medication adherence, anthropometric measurements, glycated hemoglobina, cardiac autonomic control, quality of life, depressive symptoms, diet quality, diabetes-related comorbidities, satisfaction and adherence to the program in individuals with prediabetes and diabetes. For this, a randomized, multicenter, doubleblind clinical trial was conducted, involving a 12-week intervention with two parallel groups: ExEd and Ex. Participants could receive the program interventions to which they were randomized and allocated either in-person or remotely, depending on internet access and digital literacy level. The Ex program included aerobic exercises, muscle resistance exercises, and guidance for participants to accumulate at least 150 minutes of moderateto-vigorous intensity aerobic exercise per week. Meanwhile, ExEd followed the same exercise program and incorporated structured education sessions. Two hundred and sixtyfour individuals (65.9% female; 52.1 ± 12.6 years) were randomized, and 165 completed the program to which they were allocated. Both programs promoted a significant increase in functional capacity, measured by the distance covered in the Incremental Shuttle Walking Test (ExEd: 413 to 420 meters; Ex: 380 to 399 meters), health literacy, physical activity levels, and adherence to the Mediterranean diet pattern. However, the ExEd program promoted an increase in disease-related knowledge, measured by the total DATE-Q score, to significantly higher levels compared to the Ex program (ExEd: 13.4 to 14.7 points; Ex: 13.6 to 14.1 points). No significant differences were observed in quality of life, depressive symptoms, or medication adherence in response to the programs. Adherence to the interventions was similar (Exercise (ExEd + Ex): 51%; Education (ExEd): 47%), regardless of the allocated program, and most participants (83%) reported high satisfaction with the received interventions. Thus, we can conclude that both programs were effective in promoting the improvement of most investigated outcomes. However, the ExEd program was more effective than the Ex program in promoting improved disease-related knowledge.
Palabras clave : Diabetes mellitus
Pré-diabetes
Educação em saúde
Exercício físico
Diabetes
Prediabetes
Health education
Physical exercise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação Física
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19092
Fecha de publicación : 27-may-2025
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação Física (Teses)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons