Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19094
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nicolasaraújogirardi.pdfPDF/A1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6658828214411961pt_BR
dc.contributor.referee1Vicente, Luciano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959529876955380pt_BR
dc.contributor.referee2Cachel, Andrea-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432999252829586pt_BR
dc.creatorGirardi, Nícolas Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7156824068544149pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-25T13:23:22Z-
dc.date.available2025-07-24-
dc.date.available2025-07-25T13:23:22Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19094-
dc.description.abstractHume, in his work Dialogues Concerning Natural Religion, presents us with three characters who debate among themselves, above all, regarding the philosophical question of the existence of God and the possibility of demonstrating it through rational arguments. While Demeas argues that it is only through the a priori path that we can demonstrate the existence of God, Cleanthes claims that the a posteriori path is the most appropriate and evident, using the idea of intelligent design as one of his main arguments. Philo, in turn, is the skeptical character in the Dialogues who will counterargue the perspectives of Demeas and Cleanthes, and the work will seek to demonstrate that many of Philo's criticisms actually match Hume's own opinions. The problem surrounding the notion of anthropomorphism will also be explored when the arguments used by Cleanthes are analyzed, with a greater focus on the philosophical conception of intelligent design and also on the hypothesis raised by Cleanthes regarding the natural feelings of human beings – feelings that, apparently and at first glance, would constitute a non-dogmatic alternative to explain the supposed existence of God. In due time, the issues pertaining to deism and fideism will also be elucidated, showing the reasons why Hume could not be interpreted as an adherent of either of these two philosophical perspectives, and also, complementarily, evidencing the reasons why the author cannot be considered a defender of atheism.pt_BR
dc.description.resumoHume, em sua obra Diálogos sobre a religião natural, nos apresenta três personagens que debatem entre si no que diz respeito, sobretudo, à questão filosófica da existência de Deus e da possibilidade de demonstrá-la por meio de argumentos racionais. Enquanto que Dêmeas defende que é apenas pela via a priori que podemos demonstrar a existência de Deus, Cleantes afirma que a via a posteriori é a mais adequada e evidente, utilizando como um de seus principais argumentos a ideia do desígnio inteligente. Fílon, por sua vez, é o personagem cético dos Diálogos que irá contra-argumentar as perspectivas de Dêmeas e de Cleantes, e o trabalho procurará evidenciar que muitas das críticas de Fílon condizem, na verdade, com as próprias opiniões de Hume. A problemática envolvendo a noção do antropomorfismo também será explorada quando forem analisados os argumentos utilizados por Cleantes, com enfoque maior na concepção filosófica acerca do desígnio inteligente e, também, da hipótese levantada por Cleantes no que se refere aos sentimentos naturais do ser humano – sentimentos estes que, aparentemente e num primeiro momento, constituiriam uma alternativa não dogmática de explicar a suposta existência de Deus. Oportunamente, também serão elucidadas as questões pertinentes ao deísmo e ao fideísmo, mostrando as razões pelas quais Hume não poderia ser interpretado como adepto a nenhuma dessas duas perspectivas filosóficas, e também, complementarmente, evidenciando-se os motivos pelos quais o autor também não pode ser considerado como um defensor do ateísmo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHumept_BR
dc.subjectArgumentospt_BR
dc.subjectRazãopt_BR
dc.subjectDesígniopt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectArgumentspt_BR
dc.subjectReasonpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectGodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleUm estudo dos diálogos sobre a religião natural: as reflexões de Hume acerca dos argumentos que tentam justificar a existência de Deuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons