https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19102
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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andrediamantinodeoliveira.pdf | PDF/A | 2.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A apropriação de resultados do programa de avaliação da educação básica (Proeb) em uma escola de Nacip Raydan - Minas Gerais |
Autor(es): | Oliveira, André Diamantino de |
Primeiro Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Membro da banca: | Amorim, Cassiano Caon |
Membro da banca: | Soares Neto, Joaquim José |
Resumo: | O presente estudo foi conduzido com alunos do 3º ano do Ensino Médio, especialistas e professores de Língua Portuguesa e Matemática dessas turmas da Escola Estadual Constâncio Correia de Alvarenga (EECCA), situada no município de Nacip Raydan/Minas Gerais (MG). A pesquisa teve como questão norteadora: Como os resultados da avaliação educacional do Simave foram apropriados pelos professores do Ensino Médio da EECCA no período de 2018 a 2023? O objetivo geral da dissertação foi compreender as razões pelas quais a apropriação dos resultados das avaliações externas na EECCA ainda é incipiente. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) descrever o contexto da escola, o caso de gestão e os resultados obtidos nas avaliações externas entre 2018 e 2023, além de analisar como a apropriação desses dados vem sendo realizada atualmente; (ii) examinar os resultados obtidos pela EECCA nas avaliações externas e identificar como esses dados são utilizados para aprimorar a gestão pedagógica; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para fortalecer a apropriação dos resultados, visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem e ao avanço do desempenho dos alunos nas avaliações externas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando grupo focal e análise documental como principais métodos de investigação. Foram analisados documentos institucionais, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP), atas de reuniões semanais entre gestores, especialistas e professores, além de projetos já realizados na escola. Os resultados indicaram a necessidade de se promover momentos estruturados para estudo e discussão dos dados nos horários de Módulo II, além de aprofundar a compreensão sobre os impactos da apropriação dos resultados. Também foi evidenciada a importância de se criar espaços de escuta com os alunos, como rodas de conversa, e de compartilhar as ações com toda a comunidade escolar. A implementação do PAE busca tornar a apropriação dos resultados mais eficaz, fortalecendo as práticas pedagógicas e contribuindo para o aprimoramento do desempenho escolar. Dessa forma, a pesquisa reforça que a apropriação dos dados das avaliações não deve se limitar ao acesso às informações, mas também envolver um trabalho coletivo e reflexivo, engajando gestores, professores, alunos e a comunidade escolar para que as avaliações sejam utilizadas como ferramentas de transformação e aperfeiçoamento do ensino. |
Abstract: | The present study was conducted with 3rd-year high school students from Escola Estadual Constâncio Correia de Alvarenga (EECCA), specialist and with the Portuguese and Mathematics teachers of these classes, located in the municipality of Nacip Raydan/MG. The research was guided by the following question: How are the results of the Simave educational evaluation being appropriated by the high school teachers of EECCA during the period from 2018 to 2023? The general objective of this dissertation was to understand the reasons why the appropriation of the results of external evaluations at EECCA is still incipient. To this end, the following specific objectives were established: (i) to describe the context of the school, the management case, and the results obtained in the external evaluations between 2018 and 2023, as well as to analyze how these data are currently being appropriated; (ii) to examine the results obtained by EECCA in the external evaluations and identify how these data are used to improve pedagogical management; (iii) to propose an Educational Action Plan (PAE) to strengthen the appropriation of results, aiming at enhancing the teaching-learning process and improving student performance in external evaluations. The research adopted a qualitative approach, using focus groups and document analysis as the main investigative methods. Institutional documents such as the Political-Pedagogical Project (PPP), minutes from weekly meetings among administrators, specialists, and teachers, as well as projects already implemented at the school, were analyzed. The results indicated the need to promote structured moments for studying and discussing the data during Module II periods, as well as to deepen the understanding of the impacts of data appropriation. It also highlighted the importance of creating spaces for student feedback, such as discussion circles, and sharing actions with the entire school community. The implementation of the PAE aims to make the appropriation of results more effective by strengthening pedagogical practices and contributing to the enhancement of school performance. Thus, the research reinforces that the appropriation of evaluation data should not be limited to accessing information, but must involve collective and reflective work that engages administrators, teachers, students, and the school community, ensuring that evaluations are used as tools for transformation and improvement of teaching. |
Palavras-chave: | Processo de aprendizagem Grupo focal Estratégias de ensino Apropriação de resultados Melhoria do desempenho discente School performance Focus group Teaching strategies Data appropriation Improvement of student performance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19102 |
Data do documento: | 6-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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