https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19108
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
claudiaamaralcunha.pdf | PDF/A | 734.02 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mazorche, Sandro Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3158859691850299 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Louza Junior, Nelson Dantas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3625666209496125 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Francinildo Nobre | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0515871654481647 | pt_BR |
dc.creator | Cunha, Cláudia Amaral | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9181958930737534 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T14:07:18Z | - |
dc.date.available | 2025-07-28 | - |
dc.date.available | 2025-07-28T14:07:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19108 | - |
dc.description.abstract | This work aims to make us reflect on whether, in fact, the school environment is a place of inclusion, how does this inclusion happen in the classroom, this movement is now or it took many years to start talking about inclusion, how did this movement originate in Brazil, what the state of Minas Gerais has done in relation to this, what are the projects and the laws created by the government to serve this group of students who have some sensory disability or some mental disorder, what practices can we have within of the classroom to lead students to quality learning, and what we can do to work with classrooms that each year have received so many typical students as atypical, how to bring learning to everyone in the same way, Without excluding anyone, these are some of the topics we will address in this project. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo nos levar a refletir se de fato o ambiente escolar é um lugar de inclusão, como se dá essa inclusão na sala de aula, esse movimento é de agora ou levou muitos anos para começar a se falar em inlcuir, como se originou esse movimento no Brasil, o que o estado de Minas Gerais tem feito em relação a isso, quais são os projetos e as leis elaboradas pelo governo para atender esse público de alunos que possuem alguma deficiência sensorial ou algum transtorno mental,quais as práticas que podemos ter dentro da sala de aula para levar o aluno a uma aprendizagem de qualidade, e o que podemos fazer para trabalhar com salas que a cada ano que passa tem recebido tanto alunos típicos quanto atípicos, como fazer para levar a aprendizagem para todos de uma igual forma, sem exluir ninguém, esses são alguns temas que iremos abordar nesse trabalho. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: um relato de experiência no ensino de matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License