Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19108
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudiaamaralcunha.pdfPDF/A734.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158859691850299pt_BR
dc.contributor.referee1Louza Junior, Nelson Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3625666209496125pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Francinildo Nobre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0515871654481647pt_BR
dc.creatorCunha, Cláudia Amaral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9181958930737534pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-28T14:07:18Z-
dc.date.available2025-07-28-
dc.date.available2025-07-28T14:07:18Z-
dc.date.issued2025-05-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19108-
dc.description.abstractThis work aims to make us reflect on whether, in fact, the school environment is a place of inclusion, how does this inclusion happen in the classroom, this movement is now or it took many years to start talking about inclusion, how did this movement originate in Brazil, what the state of Minas Gerais has done in relation to this, what are the projects and the laws created by the government to serve this group of students who have some sensory disability or some mental disorder, what practices can we have within of the classroom to lead students to quality learning, and what we can do to work with classrooms that each year have received so many typical students as atypical, how to bring learning to everyone in the same way, Without excluding anyone, these are some of the topics we will address in this project.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo nos levar a refletir se de fato o ambiente escolar é um lugar de inclusão, como se dá essa inclusão na sala de aula, esse movimento é de agora ou levou muitos anos para começar a se falar em inlcuir, como se originou esse movimento no Brasil, o que o estado de Minas Gerais tem feito em relação a isso, quais são os projetos e as leis elaboradas pelo governo para atender esse público de alunos que possuem alguma deficiência sensorial ou algum transtorno mental,quais as práticas que podemos ter dentro da sala de aula para levar o aluno a uma aprendizagem de qualidade, e o que podemos fazer para trabalhar com salas que a cada ano que passa tem recebido tanto alunos típicos quanto atípicos, como fazer para levar a aprendizagem para todos de uma igual forma, sem exluir ninguém, esses são alguns temas que iremos abordar nesse trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInclusivept_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação inclusiva: um relato de experiência no ensino de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons