https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19112
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Tese |
Título : | Entre o desejo e a violência: o mecanismo vitimário de René Girard e seus ecos na literatura das margens |
Autor(es): | Felipe, Rondinele Laurindo |
Orientador: | Pires, Frederico Pieper |
Miembros Examinadores: | Almeida, Edson Fernando de |
Miembros Examinadores: | Miguel, Maiara Rúbia |
Miembros Examinadores: | Sant'Anna, André Luís de Oliveira de |
Miembros Examinadores: | Evaristo, Maria Luiza Igino |
Miembros Examinadores: | Huff Júnior, Arnaldo Érico |
Resumo: | Esta tese tem como tema o desejo mimético e sua relação com a violência. Sob a ótica do desejo mimético, René Girard identificou na literatura universal um terreno fértil no qual foi possível expor a origem e a abrangência de sua teoria. Ao afirmar que o desejo humano é mimético, Girard argumenta que a origem da violência está enraizada no desejo competitivo. Acontece que, nas primeiras comunidades humanas, as competições evoluíam para verdadeiras crises coletivas. Paradoxalmente, essa crise violenta era resolvida por intermédio de uma vítima substituta, que servia para canalizar a violência coletiva. Dessa forma, as culturas se estruturavam em torno desse mecanismo vitimário, estabelecendo a ordem social a partir do sacrifício. É dessa noção dicotômica da violência que se desenvolve a nossa análise. A principal crítica desta pesquisa ao pensamento de Girard diz respeito ao mecanismo de vitimização e sua permanência dentro do cristianismo. Girard sustenta que o cristianismo promove a dissolução da violência e do sagrado. Segundo ele, ao revelar a dinâmica da vitimização, o cristianismo atua como uma religião essencialmente anti-vitimária, afastando gradualmente do ciclo de violência e sacrifício. Para Girard, a identificação com a vítima, notadamente com a figura de Cristo, oferece uma oportunidade para romper com os ciclos de violência, criando um espaço de reconciliação e proteção para as vítimas. Em contraposição a essa leitura anti-vitimária e hegemônica do cristianismo, esta pesquisa direciona seu foco para a literatura das margens, com especial atenção às obras de Itamar Vieira Junior, como Torto arado e Salvador o fogo. A literatura das margens, ao enfatizar as narrativas de resistência e sobrevivência dos subalternizados, oferece-nos uma visão alternativa ao mecanismo de vitimização. A partir da realidade das comunidades periféricas, essa literatura constrói uma narrativa não hegemônica, que busca amenizar as feridas deixadas pelo colonialismo. A tese analisa como essas narrativas literárias podem oferecer soluções para atenuar a vitimização histórica e social, ao criar espaços de reflexão e denúncia para aqueles e aquelas que foram silenciados ao longo do tempo. |
Resumen : | This thesis explores the theme of mimetic desire and its relationship with violence. From the perspective of mimetic desire, René Girard identified in world literature a fertile ground through which he could expose the origins and scope of his theory. By asserting that human desire is mimetic, Girard argues that the root of violence lies in competitive desire. In early human communities, such competition escalated into full-blown collective crises. Paradoxically, this violent crisis was resolved through a substitute victim, who served to channel collective violence. In this way, cultures were structured around this victim mechanism, establishing social order through sacrifice. It is from this dichotomous notion of violence that our analysis unfolds. The main critique this research presents to Girard’s thought concerns the victimization mechanism and its persistence within Christianity. Girard maintains that Christianity fosters the dissolution of violence and the sacred. According to him, by revealing the dynamics of victimization, Christianity functions as an essentially anti-victimization religion, gradually breaking away from the cycle of violence and sacrifice. For Girard, identification with the victim—most notably with the figure of Christ—offers an opportunity to rupture cycles of violence, creating a space for reconciliation and protection of victims. In contrast to this hegemonic anti-victimization reading of Christianity, this research shifts its focus to marginal literature, with special attention to the works of Itamar Vieira Junior, such as Torto Arado and Salvador, o Fogo. Marginal literature, by emphasizing narratives of resistance and survival among the marginalized, provides an alternative perspective on the victimization mechanism. Drawing from the realities of peripheral communities, this literature constructs a non-hegemonic narrative that seeks to soothe the wounds left by colonialism. This thesis examines how these literary narratives can offer solutions to mitigate historical and social victimization by creating spaces for reflection and denunciation for those who have been silenced over time. |
Palabras clave : | Desejo mimético Violência Mecanismo vitimário Cristianismo Literatura das margens Mimetic desire Violence Victim mechanism Christianity Marginal literature |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19112 |
Fecha de publicación : | 24-abr-2025 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Ciência da Religião (Teses) |
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