Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19141
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jairodesouzagoncalves.pdfPDF/A4.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lautner, Roberto Queiroga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518763240483624pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Peterson Marco de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3491520540337347pt_BR
dc.contributor.referee2Colombo, Lívia Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4745874654946687pt_BR
dc.creatorGonçalves, Jairo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-07T11:41:19Z-
dc.date.available2025-08-06-
dc.date.available2025-08-07T11:41:19Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19141-
dc.description.abstractThe inclusion of students with special educational needs in regular education is a complex process that requires pedagogical measures adapted to the target audience, with one possibility being the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs). In this sense, the main objective of this project was to develop a pedagogical tool using DICTs for teaching Biology, aimed at special education students enrolled in high school. The research was developed with 12 (twelve) students from the Escola Estadual Professora Zilda Pinheiro da Silva, located in Mantena, Minas Gerais, in the 2024 school year, with the following steps being carried out: analysis of student performance, preparation of drama scripts for the creation of educational videos, creation of the videos, development of a ChatBot capable of interacting with the student and application of evaluation questionnaires. In this perspective, an educational product was developed, the purpose of which was to create a ChatBot that could interact visually and audibly with students, allowing the inclusion of students with visual or hearing impairments. Based on the results obtained in the research, it was concluded that the use of methodologies based on TDICs, especially ChatBot, can favor the teaching and learning process of Biology for students with special educational needs, assisting teachers in implementing inclusive pedagogical practices in basic education classrooms and promoting greater autonomy and critical thinking in special education students.pt_BR
dc.description.resumoA inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino regular é um processo complexo e que exige medidas pedagógicas adaptadas para o público em questão, sendo uma possibilidade o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Nesse sentido, o objetivo principal deste projeto foi desenvolver uma ferramenta pedagógica com o uso de TDICs para o ensino de Biologia, voltada para estudantes da educação especial matriculados no ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida com 12 (doze) estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professora Zilda Pinheiro da Silva, localizada em Mantena, Minas Gerais, no ano letivo de 2024, sendo realizadas as seguintes etapas: análise do desempenho dos estudantes, elaboração de roteiros de dramaturgia para a criação de vídeos didáticos, criação dos vídeos, desenvolvimento de um ChatBot capaz de interagir com o estudante e aplicação de questionários avaliativos. Desenvolveu-se, nessa perspectiva, um produto educacional, cuja finalidade foi a criação de um ChatBot que pudesse interagir de maneira visual e sonora com os estudantes, permitindo a inclusão dos alunos com deficiência visual ou auditiva. Com base nos resultados obtidos na pesquisa, concluiu-se que o uso de metodologias baseadas em TDICs, em especial o ChatBot, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem de Biologia de alunos com necessidades educativas especiais, auxiliando os professores na efetivação de práticas pedagógicas inclusivas nas salas de aula da educação básica e promovendo uma maior autonomia e criticidade nos alunos da educação especial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectVaccinespt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleUso de recursos digitais para o ensino de biologia na modalidade de educação especialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons