https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19142
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
larissanascimentolopesdeoliveira.pdf | PDF/A | 7.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Novas nuances na comédia seriada contemporânea: tristeza, complexidade e qualidade na televisão |
Author: | Oliveira, Larissa Nascimento Lopes de |
First Advisor: | Caravela, Gabriela Borges Martins |
Referee Member: | Pernisa Júnior, Carlos |
Referee Member: | Vieira, Soraya Maria Ferreira |
Referee Member: | Pelegrini, Christian Hugo |
Referee Member: | Silva, Marcel Vieira Barreto |
Referee Member: | Souza, Maria Carmem Jacob de |
Resumo: | Esta tese investiga o fenômeno contemporâneo da chamada “comédia triste”, categoria emergente dentro da comédia seriada anglófona, marcada pela presença de traços de melancolia, profundidade emocional e complexidade narrativa. O objetivo geral é compreender a conjuntura sócio-histórica que permitiu o surgimento da comédia seriada triste e os elementos que a caracterizam em torno do estilo, tom e narrativa. O estudo parte de uma contextualização histórica da televisão, desde a network era até o streaming (Lotz, 2007), e explora como mudanças tecnológicas, fragmentação da audiência e o discurso de qualidade na televisão influenciaram o surgimento dessas obras. Séries como The Bear, Barry, Fleabag, entre outras que fazem parte do corpus, são analisadas segundo a metodologia de Borges et al. (2022) no âmbito da criação, isto é, plano de conteúdo, plano de expressão e mensagem audiovisual, evidenciando um hibridismo de gêneros e uma construção tragicômica que tensiona a fronteira entre tragédia e comédia. Com o entendimento do arco do protagonista, arco da trama, estilo e tom, a pesquisa também diferencia a comédia triste das sitcoms tradicionais e das dramédias, destacando a intensidade do trauma como um marcador essencial. Elementos como o humor de qualidade (Borges, 2014, 2015; Borges, Perobeli, Lima, 2016) e o discurso de distinção cultural (Bourdieu, 2008) são centrais para entender como essas obras conquistam legitimidade e engajamento do público. Ainda é discutido o papel do gênero televisivo neste contexto (Bakhtin, 1997; Fechine, 2001; Mittell, 2001, 2004; Machado, 2001, 2005; Jost, 2007; Gomes, 2011), a influência tragicômica (Costa, 2007; Cardoso, 2008) e a complexidade narrativa (Mittell, 2012; 2015). Conclui-se que a comédia triste se configura como um fenômeno televisivo contemporâneo que integra elementos sociais, históricos e estéticos para representar os dilemas subjetivos da atualidade. Apresenta protagonistas não heroicos, fragilizados e introspectivos, que lidam com traumas, fracassos e sentimentos de inadequação. Historicamente, é uma reação à sitcom tradicional e à dramédia, rompendo com estruturas fechadas e humor escapista para propor narrativas híbridas, mais densas e emocionalmente ambíguas, favorecidas pelo ambiente das plataformas de streaming. O humor não é leve e reconfortante, mas vem do desconforto, do alívio e das contradições morais, provocando reflexão. Com o uso frequente da metalinguagem, da ironia e da intertextualidade, essas séries constroem uma experiência narrativa sofisticada, em que a comédia se torna espelho das formas contemporâneas de sentir e existir. Por fim, são discutidos os desdobramentos desse fenômeno na televisão brasileira contemporânea, marcada pela diminuição das comédias seriadas na TV aberta e pela ascensão de séries híbridas em plataformas de vídeo sob demanda. |
Abstract: | This research investigates the contemporary phenomenon of the so-called "sad comedy," an emerging category within English-language serialized comedy, characterized by elements of melancholy, emotional depth, and narrative complexity. The main objective is to understand the socio-historical conditions that enabled the rise of sad serialized comedy and the elements that define it in terms of style, tone, and narrative. The study begins with a historical contextualization of television, from the network era to the age of streaming (Lotz, 2007), and explores how technological changes, audience fragmentation, and the discourse of television quality contributed to the emergence of these works. Series such as The Bear, Barry, Fleabag, among others in the corpus, are analyzed using the methodology proposed by Borges et al. (2022), focusing on the creative process—namely, content level, expression level, and audiovisual message—highlighting genre hybridity and a tragicomic construction that challenges the boundaries between tragedy and comedy. By examining the protagonist’s arc, plot structure, style, and tone, the research also distinguishes sad comedy from traditional sitcoms and dramedies, emphasizing the intensity of trauma as a key marker. Concepts such as quality humor (Borges, 2014, 2015; Borges, Perobelli, Lima, 2016) and the discourse of cultural distinction (Bourdieu, 2008) are central to understanding how these shows gain legitimacy and audience engagement. The role of television genre in this context is also addressed (Bakhtin, 1997; Fechine, 2001; Machado, 2001, 2005; Gomes, 2011), as well as tragicomic influence (Costa, 2007; Cardoso, 2008) and narrative complexity (Mittell, 2012; 2015). Ultimately, the research concludes that sad comedy constitutes a contemporary television phenomenon that integrates social, historical, and aesthetic elements to portray the subjective dilemmas of our time. These narratives feature non-heroic, fragile, and introspective protagonists dealing with trauma, failure, and feelings of inadequacy. Historically, sad comedy emerges as a reaction against the traditional sitcom and the dramedy, breaking away from closed structures and escapist humor to offer hybrid, denser, and emotionally ambiguous narratives—conditions enabled by the streaming environment. The humor is not light or comforting, but rather stems from discomfort, relief, and moral contradictions, prompting reflection. With frequent use of metalinguistic devices, irony, and intertextuality, these series construct a sophisticated narrative experience in which comedy becomes a mirror of contemporary ways of feeling and being. The research also discusses the implications of this phenomenon in contemporary Brazilian television, marked by a decline in serialized comedies on broadcast TV and the rise of hybrid series on video-on-demand platforms. |
Keywords: | Ficção seriada televisiva Comédia seriada Comédia triste Humor de qualidade Complexidade narrativa Television serial fiction Serialized comedy Sad comedy Quality humor Narrative complexity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Comunicação Social |
Program: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19142 |
Issue Date: | 11-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Comunicação (Teses) |
This item is licensed under a Creative Commons License