Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19211
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kassiabeckerdeoliveira.pdfPDF/A2.36 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839916101962610pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, David Moises Barreto dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5904935830618045pt_BR
dc.creatorOliveira, Kassia Becker de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0120787735909671pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-19T11:57:11Z-
dc.date.available2025-08-18-
dc.date.available2025-08-19T11:57:11Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19211-
dc.description.abstractThis research is within the theme of suffering and/or illness among teachers, bringing to the center of our investigation such problem arising from the result of the transformations that took place in the teacher´s work area. We start from a main question: What perceptions are reported by teachers about suffering and/or illness among teachers and what consequences this process can have on relationships established in the school environment? This is a qualitative, exploratory, descriptive research work that uses as a main theoretical contribution Logotherapy and Existencial Analysis, a theory developed by Viktor E. Frankl. It has the general objective of investigating perceptions reported by teachers about suffering and/or illness among teachers as well as the consequences of this process on relationships established in the school environment. This research is aimed at primary school teachers in the public school system, who are fully practicing their profession and who present or have presented a psychological state of suffering and/or illness. To investigate this problem, individual interviews were conducted using a semi-structured questionnaire, which were recorded and transcribed. Data analysis was based on the results obtained in the interviews, which were presented, organized and studied using thematic analysis. Through this methodology, it was possible to investigate the responses given by educational institutions to this problem, as well as, to know the strategies used by teachers in facing adversities experienced in the school environment.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se na temática do sofrimento e/ou adoecimento docente, trazendo para o centro da nossa esfera de investigação tal problemática ocorrida a partir das transformações sofridas no campo do trabalho docente. Partimos de uma questão central: Que percepções são relatadas por professores/as sobre o sofrimento e/ou adoecimento docente e que implicações esse processo pode causar nas relações estabelecidas no contexto escolar? Trata-se de um trabalho de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva que tem como principal aporte teórico a Logoterapia e Análise Existencial, teoria desenvolvida por Viktor E. Frankl. Tem por objetivo geral investigar sobre as percepções relatadas por professores/as sobre o sofrimento e/ou adoecimento docente, bem como, as implicações desse processo nas relações estabelecidas no contexto escolar. A pesquisa é direcionada aos professores do Ensino Básico da rede pública, em efetivo exercício da profissão e que apresentem ou já tenham apresentado um quadro de sofrimento e/ou adoecimento psíquico. Para a investigação de tal questão, foram realizadas, através de um questionário semiestruturado, entrevistas individuais, as quais foram gravadas e transcritas. A análise de dados foi embasada nos resultados obtidos nas entrevistas, os quais foram apresentados, organizados e estudados utilizando da Análise Temática. Por meio dessa metodologia, foi possível investigar as respostas dadas pelas instituições educacionais frente a essa problemática, assim como, conhecer as estratégias utilizadas por professores/as no enfrentamento das adversidades vivenciadas no cotidiano escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSofrimento psíquico docentept_BR
dc.subjectAdoecimento psíquico docentept_BR
dc.subjectLogoterapia e análise existencialpt_BR
dc.subjectTeacher psychological sufferingpt_BR
dc.subjectTeacher psychological illnesspt_BR
dc.subjectLogotherapy and existencial analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSofrimento e adoecimento psíquico docente: uma investigação sob o olhar da logoterapia e análise existencial de Viktor Franklpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons