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dc.contributor.advisor1Lopes, Jade Janer Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.creatorMartins, Mayra Ribeiro-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-19T14:11:24Z-
dc.date.available2025-08-18-
dc.date.available2025-08-19T14:11:24Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19219-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze the issue of play and games from a generational and temporal perspective, emphasizing their importance for children's development during childhood. Since play is a fundamental right of the child and a crucial tool for cognitive, social, and emotional development, this research aims to understand how children's games have evolved over time, strongly influenced by social, technological, and cultural transformations. To achieve this, the research was structured around a theoretical framework grounded in authors who address the role of play in childhood, examining its nuances and origins, such as Lev Vygotsky and Mary Del Piore. In addition, anonymous interviews were conducted with educators working in the city of Juiz de Fora and with Pedagogy students at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The goal was to collect current data on play and to revisit specific affective memories from different generations. The analysis revealed the central importance of play in childhood and advocated for its emerging revival. It also highlighted the diminishing space and time allocated to free play in contemporary childhood, which often clashes with the constant and evolving presence of digital and technological media. Therefore, it can be concluded that the revival and appreciation of traditional games and free play in childhood may enrich children's experiences today, fostering a more active and creative childhood that is integrated into the diverse cultural, social, and cognitive dimensions of their development.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo central analisar a questão do brincar e das brincadeiras a partir de uma perspectiva geracional e temporal, enfatizando sua importância para o desenvolvimento das crianças no período da infância. Tendo em vista que o brincar configura-se como um direito da criança e um instrumento fundamental para seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, a presente pesquisa busca compreender as maneiras com as quais as brincadeiras infantis evoluíram ao longo do tempo, fortemente influenciadas por transformações sociais, tecnológicas e culturais. Visando tal propósito a pesquisa foi estruturada considerando um referencial teórico pautado em autores que abordam a questão do brincar na infância a partir de uma investigação partindo de suas nuances e também suas origens, como Lev Vigotski e Mary Del Piore. Ademais, também foram realizadas algumas entrevistas com educadoras atuantes na cidade de Juiz de Fora e com estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anonimamente, visando, justamente, um levantamento de dados atuais sobre o brincar além de revisitar determinadas memórias afetivas dessas gerações, com a finalidade de constatar a importância central do brincar na infância, defendendo esse resgate emergente. A análise evidencia a diminuição do espaço e do tempo voltados para o brincar livre na infância contemporânea, que vai de encontro com a mediação constante e evolutiva das mídias digitais e tecnológicas. Sendo assim, constata-se que o resgate e a valorização das brincadeiras tradicionais e do brincar livre na infância estão aptos a contribuir com o enriquecimento das experiências infantis atuais, promovendo, assim, uma infância mais ativa, criativa e integrada às diversas dimensões culturais, sociais e cognitivas de sua formação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectGeraçõespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.subjectGenerationspt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectDigital technologies.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA importância do brincar no desenvolvimento da infância: uma análise geracionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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