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Type: Tese
Title: Uma análise do fundo de apoio à pesquisa na educação básica (FAPEB) e do desenvolvimento docente na perspectiva do letramento científico
Author: Oliveira, Luís Carlos de
First Advisor: Magalhães, Tânia Guedes
Referee Member: Torres, Mariana Cassab
Referee Member: Silva, Marta Cristina da
Referee Member: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Referee Member: Barros, Eliana Merlin Deganutti de
Resumo: Esta tese de doutorado busca investigar como a participação de professores da Prefeitura de Juiz de Fora (MG) no Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica (FAPEB) pode ter contribuído para o desenvolvimento docente, a partir da identidade do professor pesquisador que se encontra inserido em práticas de Letramento Científico (LC) na escola. Em vista disso, esta pesquisa considera os seguintes objetivos específicos: i) identificar os fundamentos históricos, sociais, políticos e profissionais que tornaram possível a implantação do FAPEB, assim como o sistema de gêneros e de atividades do programa; ii) analisar pistas de desenvolvimento dos docentes no que se refere aos conceitos, às ações e à identidade relativos ao campo profissional e; iii) analisar os efeitos da participação do professor no programa FAPEB a partir de uma abordagem reflexivo-crítica sustentada por atividades de investigação científica. Destaca-se que, para este estudo, a linguagem, ancorada no quadro teóricometodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1999, 2006, 2008), constitui-se como instrumento para o desenvolvimento humano, tal como ocorre com as práticas linguageiras científicas que sustentam o LC no campo da Linguística Aplicada (LA) (Silva, 2019, 2020; Magalhães; Cristóvão, 2018). Nesse escopo, esta investigação se organiza metodologicamente em torno da abordagem qualitativa-interpretativa de pesquisa, cujo corpus se constituiu a partir da análise de documentos resgatados do Arquivo Histórico da Secretaria de Educação de Juiz de Fora (SE/JF) e de entrevistas realizadas com cinco profissionais da rede de ensino vinculados ao FAPEB. Decorre disso que os procedimentos de organização e de análise dos dados fundamentaram-se nos Segmentos de Orientação Temática (SOT) e nos Segmentos de Tratamento Temático (STT) (Bulea, 2010), os quais trouxeram considerações relevantes para responder aos objetivos traçados. Desse modo, no que se refere ao primeiro objetivo específico, cujas informações decorreram das entrevistas aplicadas a dois funcionários da SE, a pesquisa demonstra que o FAPEB assenta-se como uma política pública municipal, firmada pela Lei n° 10.367/2002, que inova ao proporcionar aos professores da rede a oportunidade de formarem-se por meio de ações de pesquisa em um contexto político, histórico e ideológico de valorização da carreira profissional do início dos anos 2000. No que se refere ao segundo objetivo, as entrevistas realizadas com os três professores que implementaram seus projetos no FAPEB demonstram indícios de desenvolvimento docente, seja por conceitos, seja pelas ações, seja na assunção da identidade do professor a partir de seu agir na e pela pesquisa na escola básica. O terceiro objetivo, conforme dados informados pelas entrevistas com os professores e pelos Arquivo Histórico da SE, aponta que os docentes envolvidos no FAPEB formam-se como pesquisadores que refletem criticamente sobre suas práticas em situação de atuação profissional, considerando as pistas que denunciam a presença de 5 das 7 Dimensões do LC apontadas na pesquisa e alocando o uso de gêneros textuais que organizam um sistema de gêneros científicos próprios das práticas de LC. Logo, concluímos, a partir dessas análises, que a inserção de professores da rede municipal de Juiz de Fora no FAPEB possibilitou-lhes o desenvolvimento de sua identidade numa perspectiva que lhes permite agir como pesquisadores da própria prática docente mediada por ações de pesquisa voltadas ao LC, mesmo que prementes de lacunas que necessitam ser consideradas nesta proposta que se torna um marco na formação continuada de professores em local de trabalho.
Abstract: This doctoral thesis seeks to investigate how the participation of teachers from the City Hall of Juiz de Fora (MG) in the Fund for Support for Research in Basic Education (FAPEB) may have contributed to teacher development, based on the identity of the teacher-researcher who is involved in Scientific Literacy (SC) practices at school. In view of this, this research considers the following specific objectives: i) to identify the historical, social, political and professional foundations that made the implementation of FAPEB possible, as well as the system of genres and activities of the program; ii) to analyze clues of teacher development regarding concepts, actions and identity related to the professional field and; iii) to analyze the effects of teacher participation in the FAPEB program from a reflexive-critical approach supported by scientific research activities. It is noteworthy that, for this study, language, anchored in the theoreticalmethodological framework of Sociodiscursive Interactionism (ISD) (Bronckart, 1999, 2006, 2008), constitutes an instrument for human development, as is the case with the scientific language practices that support LC in the field of Applied Linguistics (AL) (Silva, 2019, 2020; Magalhães; Cristóvão, 2018). In this scope, this investigation is methodologically organized around the qualitative-interpretative research approach, whose corpus was constituted from the analysis of documents recovered from the Historical Archive of the Secretariat of Education of Juiz de Fora (SE/JF) and from interviews conducted with five professionals from the education network linked to FAPEB. It follows that the data organization and analysis procedures were based on the Thematic Orientation Segments (SOT) and the Thematic Treatment Segments (STT) (Bulea, 2010), which brought relevant considerations to respond to the objectives set. Thus, with regard to the first specific objective, whose information came from interviews with two employees of the SE, the research demonstrates that FAPEB is based on a municipal public policy, established by Law No. 10,367/2002, which innovates by providing teachers in the network with the opportunity to train through research actions in a political, historical and ideological context of valorization of the professional career of the early 2000s. With regard to the second objective, the interviews conducted with the three teachers who implemented their projects at FAPEB demonstrate signs of teacher development, whether through concepts, actions or the assumption of the teacher's identity based on their actions in and through research in basic education. The third objective, according to data provided by interviews with teachers and by the SE Historical Archives, indicates that teachers involved in FAPEB are trained as researchers who critically reflect on their practices in professional situations, considering the clues that reveal the presence of 5 of the 7 Dimensions of LC indicated in the research and allocating the use of textual genres that organize a system of scientific genres specific to LC practices. Therefore, we conclude, based on these analyses, that the inclusion of teachers from the municipal school system of Juiz de Fora in FAPEB enabled them to develop their identity from a perspective that allows them to act as researchers of their own teaching practice mediated by research actions focused on LC, even if there are pressing gaps that need to be considered in this proposal that becomes a milestone in the continuing education of teachers in the workplace.
Keywords: Letramento científico
Desenvolvimento humano
Formação docente
FAPEB
Scientific literacy
Human development
Teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19233
Issue Date: 23-May-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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