https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19253
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
amandadiasdemoraes.pdf | PDF/A | 351.43 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ortega, Rose Mara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4318423273638949 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Verner, Francielle Silvestre | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2698807261125618 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alcântara, Carlos Eduardo Pinto de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1381994884634996 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Avelar, Ana Laura Barbosa Marques | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5456077753923962 | pt_BR |
dc.creator | Moraes, Amanda Dias de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880722044187951 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T15:49:55Z | - |
dc.date.available | 2025-08-22 | - |
dc.date.available | 2025-08-22T15:49:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19253 | - |
dc.description.abstract | Semiology aims to study the signs and symptoms of diseases, being essential for the development of diagnostic hypotheses, while propaedeutics provides the theoretical and methodological foundations that allow the correct interpretation of these signs within a clinical context. Both disciplines are fundamental in the training of dental professionals, directly contributing to accurate treatment and prognosis. In the Dentistry Program at the Federal University of Juiz de Fora, Governador Valadares campus, Semiology and Propaedeutics are covered in a single course taught to fourth-semester students. In view of the need for accessible and undergraduate students resources, especially in an academic environment shaped by digital technologies, this study aimed to develop a study guide to support the discipline of Semiology and Propaedeutics in Dentistry. The content was structured into eight main chapters: I- Fundamental Lesions; II- Normal Variations; III- Clinical Examination; IV- Complementary Examinations; V- Semiology of the Salivary Glands; VI- Semiology of the Maxillary Bones; VII- Oral Manifestations of Systemic Diseases; VIII- Orofacial Pain. The material was designed using the Canva platform, focusing on visual clarity and didactic effectiveness. It is concluded that this study guide has strong potential to support teaching and learning processes, contributing to the fixation of the contents, classroom engagement, and clinical reasoning development. | pt_BR |
dc.description.resumo | A Semiologia tem como objetivo o estudo dos sinais e sintomas das doenças, sendo essencial para a elaboração de hipóteses de diagnóstico, enquanto a Propedêutica fornece os fundamentos e métodos que possibilitam a interpretação adequada desses sinais no contexto clínico. Ambas são disciplinas fundamentais na formação do cirurgião-dentista, contribuindo diretamente para um tratamento preciso e um prognóstico adequado. No Curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora Governador Valadares a Semiologia e Propedêutica são abordadas em uma única disciplina ministrada para os alunos do quarto período. Diante da necessidade de materiais didáticos acessíveis e adaptados à realidade dos alunos da graduação, especialmente em um cenário educacional influenciado pelas tecnologias digitais, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um roteiro de estudos como recurso de apoio à disciplina de Semiologia e Propedêutica Odontológica. O conteúdo foi estruturado em oito capítulos: I- Lesões Fundamentais; II- Variações da Normalidade; III- Exame Clínico; IV- Exames Complementares; V- Semiologia das Glândulas Salivares; VI- Semiologia dos Ossos Maxilares; VII- Manifestações Orais de Doenças Sistêmicas; VIII- Dor Orofacial. O material foi diagramado na plataforma Canva, com foco na clareza visual e didática. Conclui-se que o roteiro desenvolvido possui grande potencial como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a fixação dos conteúdos, o estímulo à participação em sala de aula e a consolidação da prática clínica baseada na observação criteriosa e no raciocínio diagnóstico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Exame clínico | pt_BR |
dc.subject | Exame físico | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Prognóstico | pt_BR |
dc.subject | Clinical examination | pt_BR |
dc.subject | Physical examination | pt_BR |
dc.subject | Diagnosis | pt_BR |
dc.subject | Dentistry | pt_BR |
dc.subject | Prognosis | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Roteiro de estudos – disciplina de Semiologia e Propedêutica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Odontologia - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License