Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19351
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mauraketafernandes.pdfPDF/A1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Michele Munk-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8094404295191170pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2431258136255638pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Eduarda Rocha de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8692611964546537pt_BR
dc.creatorFernandes, Maura Keta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167587499458172pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-02T14:52:03Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-09-02T14:52:03Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19351-
dc.description.abstractBiotechnology, particularly in the context of RNA vaccine development, presents significant challenges in educational settings due to the abstract nature of concepts such as DNA, RNA, and genetic manipulation. Furthermore, the current digital environment, characterized by the widespread dissemination of misinformation, underscores the urgent need for students to develop a solid and critical understanding of these topics. In light of this context, it is essential to promote a scientific education that not only provides technical information but also equips students with the skills to identify and challenge misinformation, particularly regarding vaccine safety and efficacy. This study aimed to develop an Investigative Didactic Sequence (IDS) on biotechnology, focusing on the development and application of RNA vaccines to foster critical and reflective thinking among students. The IDS was implemented in six 50-minute sessions, employing an active and inquiry-based approach to address the challenges of teaching biotechnology in a practical and meaningful way. In the first session, the problem was introduced, prompting students to formulate questions and hypotheses, often based on misconceptions about RNA vaccines and their implications. Subsequent sessions involved research activities using reliable sources, critical discussions, and a simulation demonstrating the effectiveness of vaccination in preventing epidemics. The investigative cycle concluded with students producing a reflective text to consolidate their learning. Throughout the activities, students corrected misconceptions, such as the belief that RNA vaccines can alter DNA and gained a deeper understanding of the role of vaccines in controlling infectious diseases. The vaccination coverage simulation proved particularly effective in illustrating the benefits of mass vaccination, highlighting the importance of scientific knowledge in countering misinformation. This approach not only facilitated students' understanding of key biotechnology concepts but also enhanced their ability to critically evaluate the information they encounter, especially in the context of misinformation.pt_BR
dc.description.resumoA biotecnologia, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de vacinas de RNA, apresenta desafios significativos no contexto educacional, devido à natureza abstrata de conceitos como DNA, RNA e manipulação genética. Além disso, o ambiente digital atual, marcado pela disseminação de notícias falsas, torna ainda mais urgente que os estudantes desenvolvam um entendimento sólido e crítico sobre esses temas. Diante desse cenário, tornase essencial promover uma educação científica que não apenas forneça informações técnicas, mas que também capacite os alunos a identificarem e questionarem a desinformação, especialmente no que diz respeito à segurança e eficácia das vacinas. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática investigativa (SDI) sobre biotecnologia, com foco no desenvolvimento e na aplicação de vacinas de RNA para estimular o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. A SDI, aplicada em seis aulas de 50 minutos, utilizou uma abordagem ativa e investigativa para abordar os desafios do ensino de biotecnologia de forma prática e significativa. Na primeira aula, a problematização foi apresentada, e os alunos formularam questionamentos e hipóteses, muitas vezes baseados em informações equivocadas sobre vacinas de RNA e suas implicações. Em seguida, foram realizadas atividades de investigação em fontes confiáveis, discussões críticas e uma simulação para demonstrar a eficácia da vacinação na prevenção de epidemias. O ciclo investigativo culminou na elaboração de um texto reflexivo pelos alunos, consolidando o conhecimento adquirido. Ao longo das atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de corrigir equívocos, como a ideia de que vacinas de RNA podem alterar o DNA, e de compreender melhor a importância das vacinas no controle de doenças infecciosas. A simulação da cobertura vacinal demonstrou eficácia na compreensão dos benefícios da vacinação em massa, reforçando o papel do conhecimento científico no combate à desinformação. Dessa forma, o trabalho facilitou a compreensão dos conceitos-chave de biotecnologia, além de promover a capacidade dos alunos de questionar e avaliar criticamente as informações que consomem, especialmente em relação às notícias falsas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiotecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectTransgênicospt_BR
dc.subjectVacinas de RNApt_BR
dc.subjectSequência didática investigativapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologia e sociedadept_BR
dc.subjectBiotechnologypt_BR
dc.subjectInquiry-based learningpt_BR
dc.subjectTransgenicspt_BR
dc.subjectRNA vaccinespt_BR
dc.subjectInquiry based didactic sequencept_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectTechnology and societypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA importância do ensino de biotecnologia na educação básica: explorando as aplicações de vacinas de RNA em uma sequência didática investigativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons