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dc.contributor.advisor1Maldonado, Manuel Arturo Rendón-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCunha, Camila de Oliveira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-03T13:45:17Z-
dc.date.available2025-09-03-
dc.date.available2025-09-03T13:45:17Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19360-
dc.description.abstractThis paper presents the design, modeling, and control of a bidirectional DC–DC Buck–Boost converter for the hybrid-electric propulsion system of a fixed-wing unmanned aerial vehicle (UAV). The objective is to develop a converter that is efficient, lightweight, and highly reliable, meeting the demanding requirements of aeronautical applications. The methodology involves simulating different converter topologies in MATLAB®/Simulink® , using parameters from real devices, and applying frequency-domain techniques for con- troller design. The LC filter is designed according to system voltage and current ripple specifications, while a PI controller is tuned to ensure stability and dynamic performance. Simulation results show that the three-leg converter topology offers advantages in terms of modularity, higher efficiency, and reduced ripple, making it the most promising solution for the studied application.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho propõe o dimensionamento, modelagem e controle de um conversor CC-CC bidirecional do tipo Buck-Boost para um sistema de propulsão híbrido-elétrico de um drone de asa fixa. O objetivo é desenvolver um conversor eficiente, de baixo peso e alta confiabilidade, adequado às exigências da aplicação aeronáutica. A metodologia inclui a simulação de diferentes topologias no MATLAB®/Simulink® , com parâmetros de dispositivos reais e aplicação de técnicas de projeto de controladores no domínio da frequência. O filtro LC é dimensionado com base nos requisitos de ondulação de tensão e corrente do sistema, e o controlador PI é projetado para garantir estabilidade e desempenho dinâmico dentro das especificações. Os resultados demonstram vantagem em utilizar um conversor de três braços devido à sua modularidade, maior eficiência e menor ondulação, sendo essa a topologia mais promissora para a aplicação estudada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCC-Cpt_BR
dc.subjectCC-CCpt_BR
dc.subjectconversor Buck-Boostpt_BR
dc.subjectBuck-Boost converterpt_BR
dc.subjectsistema híbrido-elétrico de aeronavept_BR
dc.subjecthybrid-electric system aircraftpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharias: Engenharia Elétricapt_BR
dc.titleModelagem e controle de conversor cc-cc buck-coost para sistema híbrido-elétrico de aeronavept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial - TCC Graduação



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