https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19360
File | Description | Size | Format | |
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camiladeoliveiracunha.pdf | 4.72 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maldonado, Manuel Arturo Rendón | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Cunha, Camila de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T13:45:17Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03 | - |
dc.date.available | 2025-09-03T13:45:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19360 | - |
dc.description.abstract | This paper presents the design, modeling, and control of a bidirectional DC–DC Buck–Boost converter for the hybrid-electric propulsion system of a fixed-wing unmanned aerial vehicle (UAV). The objective is to develop a converter that is efficient, lightweight, and highly reliable, meeting the demanding requirements of aeronautical applications. The methodology involves simulating different converter topologies in MATLAB®/Simulink® , using parameters from real devices, and applying frequency-domain techniques for con- troller design. The LC filter is designed according to system voltage and current ripple specifications, while a PI controller is tuned to ensure stability and dynamic performance. Simulation results show that the three-leg converter topology offers advantages in terms of modularity, higher efficiency, and reduced ripple, making it the most promising solution for the studied application. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho propõe o dimensionamento, modelagem e controle de um conversor CC-CC bidirecional do tipo Buck-Boost para um sistema de propulsão híbrido-elétrico de um drone de asa fixa. O objetivo é desenvolver um conversor eficiente, de baixo peso e alta confiabilidade, adequado às exigências da aplicação aeronáutica. A metodologia inclui a simulação de diferentes topologias no MATLAB®/Simulink® , com parâmetros de dispositivos reais e aplicação de técnicas de projeto de controladores no domínio da frequência. O filtro LC é dimensionado com base nos requisitos de ondulação de tensão e corrente do sistema, e o controlador PI é projetado para garantir estabilidade e desempenho dinâmico dentro das especificações. Os resultados demonstram vantagem em utilizar um conversor de três braços devido à sua modularidade, maior eficiência e menor ondulação, sendo essa a topologia mais promissora para a aplicação estudada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | CC-C | pt_BR |
dc.subject | CC-CC | pt_BR |
dc.subject | conversor Buck-Boost | pt_BR |
dc.subject | Buck-Boost converter | pt_BR |
dc.subject | sistema híbrido-elétrico de aeronave | pt_BR |
dc.subject | hybrid-electric system aircraft | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharias: Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.title | Modelagem e controle de conversor cc-cc buck-coost para sistema híbrido-elétrico de aeronave | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial - TCC Graduação |
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