https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19363
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
railanderhenriqueferreiradossantos.pdf | PDF/A | 250.09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Jean Filipe Domingos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9546609452726454 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gondim, Thiago Patrício | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8181936644168427 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Lucas Tosoli de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2138024040308076 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Railander Henrique Ferreira dos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T15:13:43Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03 | - |
dc.date.available | 2025-09-03T15:13:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19363 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O avanço tecnológico e a popularização dos aplicativos de transporte modificaram significativamente a dinâmica do setor, criando desafios para a regulamentação do trabalho dos motoristas. Nesse contexto, o Projeto de Lei Complementar no 12/2024 propõe estabelecer normas específicas para essa modalidade, abordando aspectos como remuneração, benefícios previdenciários e condições de trabalho. Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações jurídicas do PLP 12/2024 para os motoristas de aplicativo, com ênfase nos avanços, desafios e lacunas da proposta, especialmente no que se refere à existência de vínculo empregatício. A pesquisa foi desenvolvida com base em metodologia bibliográfica e documental, utilizando artigos científicos, legislações e documentos oficiais. Os resultados apontam que, embora o projeto represente um avanço na busca por uma regulamentação mais clara, ainda apresenta fragilidades, como a indefinição sobre o reconhecimento do vínculo trabalhista, a ausência de um critério adequado para remuneração mínima — que desconsidera o tempo de espera — e a forma de contribuição previdenciária baseada na receita bruta, que pode impactar negativamente a renda dos trabalhadores. O PLP 12/2024 constitui um passo importante para a formalização do setor, mas requer aperfeiçoamentos para garantir equilíbrio entre os direitos dos motoristas e a sustentabilidade do modelo de negócios das plataformas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transporte por aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Motoristas | pt_BR |
dc.subject | Regulamentação | pt_BR |
dc.subject | Direito do Trabalho | pt_BR |
dc.subject | PLP 12/2024 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO | pt_BR |
dc.title | A autonomia a um clique da subordinação: as implicações do projeto de lei no 12 de 2024 sobre o trabalho em plataformas digitais de transporte individual privado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Direito - Campus GV |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons