https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19370
File | Description | Size | Format | |
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marinadealmeidamoscatelli.pdf | PDF/A | 2.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Desafios e potencialidades no processo de implementação dos núcleos de acolhimento educacional (NAE) em escolas estaduais de Minas Gerais |
Author: | Moscatelli, Marina de Almeida |
First Advisor: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
Referee Member: | Batista, Rodolfo Luis Leite |
Referee Member: | Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni |
Referee Member: | Souza, Tatiana Noronha de |
Resumo: | O presente trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) apresenta um caso de gestão que abordou a implementação da política pública dos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAE) em escolas da rede estadual dos municípios de Belo Horizonte, Caeté, Nova Lima e Sabará, pertencentes à circunscrição da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A. Os núcleos são compostos por uma dupla de profissionais da psicologia e do serviço social. Este trabalho pretendeu analisar quais foram os principais desafios e potencialidades observados no processo de implementação dos núcleos nas escolas da SRE A, a partir da visão dos profissionais envolvidos nesse processo: psicólogos e assistentes sociais, analistas da regional e diretores escolares. O processo de pesquisa consistiu, primeiramente, em uma pesquisa documental utilizando como fonte as legislações vigentes, documentos orientadores da SEE, documentos produzidos pelos Conselhos Federais e Estaduais de Psicologia e Serviço Social e documentos produzidos por analistas, psicólogos e assistentes sociais dos NAE, obtidos no arquivo digital (drive) da Diretoria Pedagógica da SRE A, responsável pelo acompanhamento e assessoramento aos profissionais dos NAE. Posteriormente, foram realizadas de forma amostral, entrevistas semiestruturadas com os dois analistas da regional que são pontos focais da temática do NAE, bem como com três psicólogos e três assistentes sociais dos núcleos, finalizando a amostra com seis gestores das escolas polos. A análise dos dados foi realizada a partir de eixos norteadores: a atuação dos profissionais da Psicologia Escolar e do Serviço Social Escolar nas unidades de ensino associada ao contexto da prática do Ciclo de Políticas proposto pelo sociólogo Stephen Ball e seus colaboradores. O resultado da análise demonstrou que a política dos NAE foi implementada em escolas da rede estadual deixando muitas lacunas. Os principais desafios encontrados refletem a falta de previsão adequada de recursos, falta de infraestrutura e equipamentos, condições inadequadas de trabalho, número elevado de escolas a serem acompanhadas por cada dupla e falta de universalização de atendimento. Apesar dos desafios, a pesquisa aponta algumas potencialidades como a melhoria na articulação com a rede de apoio, a melhoria no clima escolar e diminuição de fatores como evasão escolar, demonstrando ser uma política de relevância social. |
Abstract: | This study, developed within the scope of the Professional Master’s Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), presents a management case addressing the implementation of the public policy of Educational Support Centers (NAEs) in state schools in the municipalities of Belo Horizonte, Caeté, Nova Lima, and Sabará, which fall under the jurisdiction of the Metropolitan A Regional Education Superintendence. The centers are composed of pairs of professionals in psychology and social work. This study aimed to analyze the main challenges and potentialities observed during the implementation of the centers in the schools of SRE A, based on the perspectives of the professionals involved in this process: psychologists, social workers, regional analysts, and school principals. The research process began with a documentary analysis using sources such as current legislation, guiding documents from the State Department of Education (SEE), documents produced by Federal and State Psychology and Social Work Councils, and documents produced by analysts, psychologists, and social workers of the NAEs, accessed through the digital archive (drive) of the Pedagogical Directorate of SRE A, which is responsible for monitoring and advising the NAE professionals. Subsequently, semi-structured interviews were conducted with a sample of participants, including two regional analysts who serve as focal points for the NAE topic, three psychologists, three social workers from the centers, and six principals from hub schools. Data analysis was guided by key themes: the role of school psychology and social work professionals in educational units, linked to the practical context of the Policy Cycle framework proposed by sociologist Stephen Ball and his collaborators. The results revealed that the NAE policy was implemented in state schools with significant gaps. The main challenges identified include the lack of adequate resource allocation, insufficient infrastructure and equipment, inadequate working conditions, the high number of schools assigned to each team, and the lack of universal access to the service. Despite these challenges, the research highlighted some potentialities, such as improved collaboration with support networks, better school climate, and a reduction in factors like school dropout rates, demonstrating that this policy holds social relevance. |
Keywords: | Psicologia escolar Serviço social escolar Núcleo de acolhimento educacional School psychology School social work Educational support center |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19370 |
Issue Date: | 11-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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