Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19377
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marialuisaresendegrecomadeirasilva.pdfTCC design2.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Design e cinema: criação de identidade visual para o curta-metragem Fora da Caixa
Autor(es): Silva, Maria Luisa Resende Greco Madeira
Primeiro Orientador: Almeida, Marcelo Vianna Lacerda de
Membro da banca: Fajardo, Luís Cláudio Costa
Membro da banca: Dourado, Luís Antônio
Resumo: Este trabalho apresenta o processo de criação da identidade visual do curta-metragem Fora da Caixa, uma produção do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa bibliográfica foi usada como base para o desenvolvimento do projeto, contemplando a escolha e aplicação de teorias próprias do design, juntamente com pesquisas e discussões interdisciplinares e conceituais envolvendo outras áreas artísticas. A partir da inevitável e intrínseca conexão com o cinema, foi feita uma análise de mercado a fim de inspirar e auxiliar a elaboração da identidade visual. Com destaque para o conceito de signos visuais e imagem de síntese, além da metodologia elaborada por Bernd Löbach, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo comunicar valores, sentimentos e múltiplas significações provocados pelo filme Fora da Caixa. A comunicação será feita através de peças gráficas que irão introduzir, contemplar e divulgar, de maneira rica e única, a vivência entre a infância e a criatividade com o passar do tempo.
Abstract: This article presents the creation process of the visual identity of the short film Fora da Caixa, a production from the Institute of Arts and Design of Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The literature review was used as basis for the project development, contemplating the choice and implementation of theories specific to design, alongside interdisciplinary and conceptual researches and discussions involving other artistic areas. From the inevitable and intrinsic connection to cinema, a market analysis was performed in order to inspire and assist in the elaboration of the visual identity. Highlighting the concept of visual signs and image synthesis, in addition to the methodology elaborated by Bernd Löbach, this work aims to communicate values, emotions and multiple meanings caused by the film Fora da Caixa. The communication will be carried out through graphic pieces that will introduce, contemplate and disseminate, in a rich and unique way, the experience between childhood and creativity over time.
Palavras-chave: Design gráfico
Identidade visual
Graphic design
Visual identity
Cinema
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19377
Data do documento: 6-Jul-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Design - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons