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Tipo: Dissertação
Título: Apropriação de resultados das avaliações formativas em uma escola estadual do leste de Minas Gerais
Autor(es): Camilo, Wesley Pinto
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Almeida, Thiago Gomes de
Membro da banca: Vilardi, Luisa Gomes de Almeida
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), ofertado aos servidores da rede estadual de Minas Gerais, através do Programa Trilhas de Futuro Educadores. A escola objeto deste estudo é a Escola Estadual Deputado Hilo Andrade, localizada na cidade de Periquito (MG). O caso de gestão estudado discute a apropriação dos resultados das avaliações formativas e externas, a fim de propor práticas pedagógicas com foco na análise de resultados. Como parte deste estudo, abordamos a análise das avaliações dentro da normativa nacional e estadual e o sistema mineiro de avaliação. No contexto do Simave, aprofundamos nas avaliações formativas e na apropriação de seus resultados. O objetivo geral deste estudo foi analisar se a equipe docente está se apropriando dos resultados das avaliações formativas e propor práticas pedagógicas que auxiliem na análise e apropriação dos resultados. Para tanto, os objetivos específicos são: (i) descrever o contexto da escola e verificar como acontece a análise e a apropriação dos resultados das avaliações; (ii) analisar os resultados das avaliações externas e formativas e como a equipe pedagógica deve apropriar-se deles; (iii) propor um Plano de Ação Educacional para auxiliar a equipe pedagógica na análise e na apropriação dos resultados das avaliações. Assumimos como hipótese a existência de dificuldades na apropriação dos resultados das avaliações, o que não foi possível confirmar com as análises dos documentos durante a pesquisa de campo, visto a ausência de registros que comprovem, ou não, se a equipe pedagógica realiza a análise e a apropriação dos resultados. Na perspectiva de subsidiar nossas análises, utilizamos como referencial teórico as discussões de autores já inseridos no campo da educacional, como: Micarello (2015; 2017; 2018), Lück (2013; 2015; 2017; 2018) e Weiss (1998). Na obtenção de dados para a análise do caso, utilizamos uma abordagem qualitativa, com foco na metodologia de estudo de caso. Como instrumentos de pesquisa, realizamos um levantamento documental e uma pesquisa através de formulários com os atores envolvidos no processo (professores e Especialistas em Educação Básica). A pesquisa de campo, realizada por meio de formulários on-line, revelou que a formação continuada e a capacitação para a utilização dos dados das avaliações são consideradas insuficientes pelos docentes. Para mitigar esses desafios, a dissertação propõe um Plano de Ação Educacional (PAE) a ser implementado, visando auxiliar na superação dos desafios enfrentados. O PAE foi elaborado de modo a aprimorar o trabalho colaborativo entre os profissionais, a formação continuada da equipe pedagógica, a formação de grupos de estudo e reflexão, o envolvimento da comunidade na análise de resultados e na definição de metas e, por fim, a implementação de um sistema de monitoramento e acompanhamento das ações pedagógicas, a partir dos resultados das avaliações. Esperamos que este estudo ofereça insights valiosos e suporte para o aprimoramento de práticas de análise e apropriação de dados na escola pesquisada e em outras escolas com contextos semelhantes.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), offered to the employees of the state network of Minas Gerais through the Trilhas de Futuro Educadores Program. The school that is the object of this study is the Deputado Hilo Andrade State School, located in the city of Periquito (MG). The management case studied discusses the appropriation of formative and external assessment, in order to propose pedagogical practices focused on the analysis of results. As part of this study, we address the analysis of assessments within national and state regulations and the Minas Gerais assessment system. In the context of Simave, we delve deeper into formative assessments and the appropriation of their results. The general objective of this study was to analyze whether the teaching team is appropriating the results of formative assessments and to propose pedagogical practices that assist in the analysis and appropriation of the results. To this end, the specific objectives are: (i) to describe the school context and verify how the analysis and appropriation of the evaluation results takes place; (ii) to analyze the results of the external and how the pedagogical team should appropriate them; (iii) to propose an Educational Action Plan to assist the pedagogical team in analyzing and appropriating of the evaluation results. We assumed as a hypothesis the existence of difficulties in the appropriation of the evaluation results, which was not possible to confirm with the analysis of the documents during the field research, given the absence of records that prove, or not, whether the pedagogical team carries out the analysis and appropriation of the results. In order to support our analyses, we used as a theoretical framework the discussions of authors already involved in the field of education, such as: Micarello (2015; 2017; 2018), Lück (2013; 2015; 2017; 2018) and Weiss (1998). In obtaining data for the analysis of the case, we used a qualitative approach, focusing on the case study methodology.As research instruments, we conducted a documentary survey and a survey using forms with the actors involved in the process (teachers and Basic Education Specialists). The field research, carried out using online forms, revealed that ongoing training and training for the use of assessment data are considered insufficient by teachers. To mitigate these challenges, the dissertation proposes an Educational Action Plan (PAE) to be implemented, aiming to assist in overcoming the challenges faced. he PAE was designed to improve collaborative work among professionals, the ongoing training of the pedagogical team, the formation of study and reflection groups, the involvement of the community in the analysis of results and in the definition of goals and, finally, the implementation of a system for monitoring and following up on pedagogical actions, based on the results of the evaluations. We hope that this study offers valuable insights and support for improving data analysis and appropriation practices in the researched school and in other schools with similar contexts.
Palavras-chave: Avaliação formativa
Simave
Apropriação de resultados
Especialistas em educação básica e professores
Avaliações externas
Formative assessment
Appropriation of results
Specialists in basic education and teachers
External assessments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19382
Data do documento: 6-Jun-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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