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Clase: Dissertação
Título : A política de ensino médio em tempo integral: implementação em uma escola de Minas Gerais
Autor(es): Goulart, Eliane Cristina da Silveira
Orientador: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Miembros Examinadores: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Miembros Examinadores: Barcellos, Marcília Elis
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP do Centro de Políticas Públicas e Avaliação fa Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e tendo como foco a análise da implementação da Política Pública de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em uma escola estadual de Minas Gerais. A pesquisa consiste na investigação dos impactos e nas dificuldades enfrentadas durante a implantação do EMTI na Escola Estadual José Augusto Ferreira (EEJAF), especialmente em relação à redução nas matrículas e ao aumento das transferências escolares. A questão norteadora da pesquisa foi: quais os impactos e dificuldades na implementação da política de EMTI na Escola Estadual José Augusto Ferreira? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os efeitos e principais desafios da implementação do EMTI na EEJAF. Os objetivos específicos incluíram descrever o contexto de implantação da política de EMTI no estado e na escola, analisar como essa política afetou o cotidiano pedagógico e os agentes escolares, e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) como estratégia para minimizar os impactos identificados. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com a realização de um estudo de caso, utilizando principalmente a técnica de análise documental. Os dados foram extraídos de relatórios denominados EAF (Encontro de Acompanhamento Formativo do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e o Ciclo de Acompanhamento Formativo (CAF) da Superintendência Regional de Ensino (SRE). A autora também se apoiou em sua vivência como professora e vice-diretora da escola, atuando diretamente na implementação do programa. Os relatórios pesquisados contam com a participação dos profissionais da EEJAF e alunos envolvidos na política entre 2017 e 2024. Os resultados evidenciaram problemas como: resistência à política por parte da comunidade escolar, dificuldades de adequação da infraestrutura, rotatividade docente, falta de formação para os itinerários formativos, e inadequações na matriz curricular proposta pelo ICE. A pesquisa resultou na elaboração de um Plano de Ação Educacional (PAE), com o objetivo de enfrentar os principais problemas identificados. Entre as propostas do PAE estão: ações de sensibilização e escuta da comunidade escolar.
Resumen : This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (Caed/UFJF), focusing on the implementation of the Full-Time High School Education Policy (EMTI) in a public school in Minas Gerais. The research investigates the impacts and challenges faced during the implementation of EMTI at Escola Estadual José Augusto Ferreira (EEJAF), particularly concerning the decline in enrollment and the increase in student transfers. The guiding research question was: What are the impacts and difficulties in implementing the EMTI policy at EEJAF? The general objective was to examine the effects and main challenges of implementing EMTI in this school. Specific objectives included describing the context of the policy's implementation at both the state and school levels, analyzing how this policy affected the school's pedagogical practices and educational agents, and proposing an Educational Action Plan (PAE) as a strategy to mitigate the identified impacts. A qualitative approach was adopted, using a case study methodology primarily based on document analysis. Data were collected from reports known as EAF (Formative Monitoring Meeting by the Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE) and Formative Monitoring Cycle (CAF) from the Regional Superintendency of Education (SRE). The author also drew on her own experience as a teacher and vice-principal of the school, directly involved in the implementation of the program. The reports involved the participation of EEJAF staff and students engaged with the policy between 2017 and 2024. The findings revealed issues such as community resistance to the policy, infrastructure inadequacies, teacher turnover, lack of training for the formative itineraries, and shortcomings in the curriculum structure proposed by ICE. The study culminated in the development of an Educational Action Plan (PAE) aimed at addressing the main problems identified. Proposed actions within the PAE include community awareness and engagement strategies.
Palabras clave : Políticas públicas
Educação integral
Tempo integral
Ensino médio
Public policy
Integral education
Full-time education
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19383
Fecha de publicación : 6-jun-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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