https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19402
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariaantonietamarques.pdf | PDF/A | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | As atividades extraclasse e a formação continuada dos professores na Escola Estadual Ana Salles |
Author: | Marques, Maria Antonieta |
First Advisor: | Amorim, Cassiano Caon |
Referee Member: | Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni |
Referee Member: | Oliveira, Helena Rivelli de |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão analisou os desafios enfrentados pela gestão da Escola Estadual Ana Salles diante do processo de realização da formação continuada dos docentes. Sendo assim, este estudo teve por objetivo geral analisar os desafios enfrentados pela gestão da Escola Estadual Ana Salles na organização das atividades extraclasse que dificultam a realização da formação continuada em serviço dos docentes. Como objetivos específicos definiu-se os seguintes: (a) descrever como a gestão da Escola Estadual Ana Salles organiza o cumprimento do tempo de atividades extraclasse dos professores; (b) analisar a forma como a EEAS organiza o tempo de atividades extraclasse para garantir a formação continuada dos docentes em serviço e (c) propor um plano de ação que auxilie a gestão na organização das atividades extraclasse para que haja um maior aproveitamento desse tempo, contribuindo, assim, para que a formação continuada em serviço se realize efetivamente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental, realização de entrevistas com a diretora e duas especialistas e roda de conversa com dezoito professores, sendo nove professores dos anos iniciais e nove professores dos anos finais. Para fundamentar a discussão teórica, dialogamos sobre a importância e os desafios da formação continuada em serviço, usando os conceitos e teorias, de Nóvoa (2001), Imbernón (2009), Tardif (2014) e Freire (1996). Para discutir sobre trabalho docente, partimos dos estudos de Tardif (2014) e, acerca da gestão escolar, apoiamo-nos em Libânio (2004) e Lück (2009). A análise dos dados foi estruturada em três eixos: (a) a importância da formação continuada em serviço; (b) formação continuada e qualidade do trabalho docente; (c) desafios da formação continuada em serviço. Os principais achados revelam que as reuniões coletivas, que poderiam ser um espaço para formação continuada, são ocupadas por demandas pedagógicas e administrativas atribuídas pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). Percebe-se a necessidade de reorganizar o tempo das atividades extraclasse, permitindo que a formação continuada em serviço se torne uma prática efetiva dentro da escola. A partir dos resultados da pesquisa foi elaborado o Plano de Ação Educacional (PAE) que propõe quatro ações concretas e viáveis no âmbito escolar cujas temáticas são: realizar o levantamento das necessidades e interesses formativos dos docentes; elaborar um calendário planejando as formações ao longo do ano; estabelecer de parcerias com outras instituições para realização de reuniões de formação continuada e avaliação do processo de formação continuada. |
Abstract: | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master’s degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case analyzed the challenges faced by the management of the Ana Salles State School in the process of carrying out the continuing education of teachers. Therefore, this study had as its general objective to analyze the challenges faced by the management of the Ana Salles State School in organizing extracurricular activities that hinder the carrying out of continuing education in service of teachers. The following specific objectives were defined as: (a) to describe how the management of the Ana Salles State School organizes the fulfillment of the time of extracurricular activities of teachers; (b) to analyse how the EEAS organizes the time for extracurricular activities to ensure the continued training of in-service teachers and (c) to propose an action plan to assist management in organizing extracurricular activities so that this time is better used, thus contributing to the effective implementation of in-service continuing education. This is a qualitative study in which bibliographic and documentary research were carried out, interviews with the director and two specialists were conducted, and a discussion group was held with eighteen teachers, nine of whom were teachers from the initial years and nine from the final years. To support the theoretical discussion, we discussed the importance and challenges of in-service continuing education, using the concepts and theories of Nóvoa (2001), Imbernón (2009), Tardif (2014) and Freire (1996). To discuss teaching work, we started from the studies of Tardif (2014) and, regarding school management, we relied on Libâneo (2004) and Lück (2009). Data analysis was structured around three axes: (a) the importance of continuing education in service; (b) continuing education and quality of teaching work; (c) challenges of continuing education in service. The main findings reveal that collective meetings, which could be a space for continuing education, are occupied by pedagogical and administrative demands assigned by the State Department of Education (SEE). There is a need to reorganize the time of extracurricular activities, allowing continuing education in service to become an effective practice within the school. Based on the results of the research, the Educational Action Plan (PAE) was developed, which proposes four concrete and viable actions in the school environment, whose themes are: conducting a survey of teachers' training needs and interests; preparing a calendar planning training throughout the year; establish partnerships with other institutions to hold continuing education meetings and evaluate the continuing education process. |
Keywords: | Formação continuada Atividade extraclasse Trabalho docente Continuous training Extracurricular activity Teaching work |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19402 |
Issue Date: | 27-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License