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dc.creatorProcópio, Igor Vieira-
dc.creatorFreguglia, Ricardo da Silva-
dc.creatorChein, Flávia-
dc.date.accessioned2018-10-05T14:36:13Z-
dc.date.available2018-09-13-
dc.date.available2018-10-05T14:36:13Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage326pt_BR
dc.citation.epage348pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1413-8050/ea110460pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7643-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze the evolution of education inequality and the inequality of opportunities over the first four years of elementar school in Brazil from 2005 to 2008. Using proficiency performance information of pupils in mathematics and language (Portuguese) from GERES database. The main results show an increase in educational inequality in mathematics and stable behavior in Portuguese over the years under review. With regard to inequality of opportunity, the percentages are 8% for math and 11% for Portuguese. The Portuguese inequality presents a higher increase in these percentages (109%) than the math inequality (80%) over the four years. The feature that most influences the inequality in proficiency performance is the socioeconomic status of the children family.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa a evolução da desigualdade educacional e das oportunidades ao longo dos quatro primeiros anos do ensino fundamental por intermédio do desempenho nas disciplinas de língua portuguesa e matemática daquelas crianças que participaramdo GERES no período de 2005 a 2008. Os principais resultados obtidos mostram um aumento na desigualdade educacional em matemática e umcomportamento praticamente estável em português. No que tange à desigualdade de oportunidades, no fim do período analisado, os valores são de 8% para matemática e 11% para português. Percebe-se um aumento nesses valores ao longo do período, sendo que português apresenta um crescimento superior ao de matemática, 109% e 80%, respectivamente. A característica que mais influencia na desigualdade de aprendizado é o nível socioeconômico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofEconomia Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesigualdade de oportunidadespt_BR
dc.subjectFormação de habilidadespt_BR
dc.subjectInequality of Opportunitypt_BR
dc.subjectSkill formationpt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleDesigualdade de oportunidades na formação de habilidades: uma análise com dados longitudinaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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