https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10022
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luizaalvesdealmeida.pdf | 902.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Tiago Vieira Teixeira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Fabrício Pereira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9018619096429873 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Raquel Ângelo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Luiza Alves de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-16T21:09:23Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13 | - |
dc.date.available | 2019-05-16T21:09:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10022 | - |
dc.description.abstract | The research aimed to analyze as is present of the anchor heuristics and insufficient adjustment in the judgment of the students of the course of accounting. The literature review allowed up the concepts on decision-making, decision-making process, limited rationality and heuristics of judgment. It is a qualitative research and the research data were collected through semi-structured interviews with twelve students and observation. The interviews showed four decision-making situations in which contained anchors to enable research. The results showed that the anchor was followed by the majority of respondents in all situations presented. However, regardless of the anchor being used or not, were used by the interviewees that the accounting directives are inserted into the decision-making process and from a critical view, may be features that, when applied, ensure the results biased decisions, besides being a way to diverge from the possibilities provided by the anchoring and adjustment heuristic. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objetivo analisar como está presente a heurística da ancoragem e ajuste insuficiente no julgamento dos discentes do curso de ciências contábeis. A revisão de literatura permitiu levantar os conceitos sobre tomada de decisão, processo decisório, racionalidade limitada e heurísticas de julgamento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados da pesquisa foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com doze discentes e observação. As entrevistas apresentaram quatro situações de tomada de decisão, em que continham âncoras para viabilizar a pesquisa. Os resultados demonstraram que a âncora foi seguida pela maioria dos entrevistados em todas as situações apresentadas. Porém, independentemente de a âncora ser utilizada ou não, foram utilizados pelos entrevistados direcionamentos contábeis que ao serem inseridos no processo decisório e a partir de uma visão crítica, podem ser recursos que, quando aplicados, assegurem os resultados das decisões enviesadas, além de ser um caminho para se divergir das possibilidades fornecidas pela heurística da ancoragem e ajuste insuficiente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tomada de decisão | pt_BR |
dc.subject | Heurística | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade limitada | pt_BR |
dc.subject | Decision-making | pt_BR |
dc.subject | Heuristic | pt_BR |
dc.subject | Limited rationality | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
dc.title | A influência da heurística de julgamento, ancoragem e ajuste insuficiente, nos discentes do curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Contábeis - Campus JF - TCC Graduação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.