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dc.contributor.advisor1Sampaio, Thaís Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775854D4pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cunha, Thenner Freitas da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744497A2pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702089E5pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753110H7pt_BR
dc.creatorOliveira, Clarice de Matos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8140318D7pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-22T15:41:23Z-
dc.date.available2019-05-20-
dc.date.available2019-05-22T15:41:23Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10053-
dc.description.abstractThis work aims to understand how the ability of “infer implicit information in a text”, which is part of textual comprehension, is assessed in the external evaluations of Portuguese Language and investigate what type of inference tasks the future Portuguese teachers propose, identifying approximations and distancing between these processes. As theoretical support, we are based on the studies of Solé (1998), Applegate, (2002), Soares (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2007; 2008), Marcuschi (2008), Silva (2012; 2013; 2016), Ferrarezi jr e Carvalho (2017). Thus, based on these theories, we explore the following questions in our analysis: i) how the external evaluations items evaluate inference in texts? Ii) what texts are used to elaborate items of this ability? and iii) how the undergraduate students proposed to work with inference on reading activities? We use the documental research methodology in our analysis, taking the conception of document proposed by Appolinário (2009, p. 67): “Any support that contains registered information, forming a unity, that may be useful for consultation, study or test”, and these data have been undergone a qualitative and interpretative treatment (DENZIN; LINCOLN, 2006). This research results show that, concerning the ability of making inferences of implicit information in a text, there is a mismatch between the way how the inferential process is required in large scale evaluations and the way the undergraduate students elaborated the reading activities, usually making the text as a mere “pretext” for the students to do activity, which does not comprehend a text’s interpretation.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender como a habilidade de “inferir uma informação implícita em um texto”, que compõe a compreensão textual, é aferida nas avaliações externas de Língua Portuguesa e investigar que tipo de tarefas de inferência os futuros professores de Português propõem, identificando aproximações e distanciamentos entre esses processos. Como suporte teórico, embasamo-nos em estudos de Solé (1998), Apllegate, (2002), Soares (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2007; 2008), Marcuschi (2008), Silva (2012; 2013; 2016), Ferrarezi Jr e Carvalho (2017). Assim, com base em tais teorias, exploramos as seguintes questões em nossas análises: i) Como os itens das avaliações externas avaliam a inferência nos textos?; ii) Quais os tipos de textos que são usados para a construção de itens dessa habilidade?; e iii) Como os graduandos propuseram o trabalho com a inferência nas atividades de leitura?. Utilizamos a metodologia de pesquisa documental para nossas análises, adotando a concepção de documento proposto por Appolinário (2009, p. 67): “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova”, e tais dados foram submetidos a um tratamento de cunho qualitativo e interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2006). Os resultados da pesquisa revelam que, no que diz respeito à habilidade de realizar uma inferência de uma informação implícita em um texto, há um descompasso entre a maneira como o processo inferencial é solicitado nas avaliações em larga escala e a forma como os graduandos construíram as atividades de leitura para serem trabalhadas em sala de aula. Além disso, verificamos que os estudantes da graduação apresentam uma dificuldade para explorar o texto nas atividades de leitura, fazendo com que, muitas das vezes, o texto sirva apenas como um “pretexto” para a realização de uma atividade, que não compreende a intepretação de um texto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInterpretação de textopt_BR
dc.subjectInferênciapt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectFormação do professor de língua portuguesapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectText interpretationpt_BR
dc.subjectInferencept_BR
dc.subjectExternal evaluationspt_BR
dc.subjectPortuguese teacher formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO ensino de leitura e o processo inferencial: interfaces com a formação de professor e com as avaliações externaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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