Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1009
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariacristinaweitzeltavela.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Letramento literário no ensino médio: análise das experiências de ensino de literatura no Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Tavela, Maria Cristina Weitzel
Primeiro Orientador: Faria, Alexandre Graça
Membro da banca: Ribeiro, Gilvan Procópio
Membro da banca: Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues
Membro da banca: Barbosa, Begma Tavares
Membro da banca: Walty, Ivete Lara Camargos
Membro da banca: Silva, Maria Andréia de Paula
Resumo: Este estudo buscou desenvolver uma pesquisa acadêmica acerca da formação de leitores literários – o que, como, quando, onde e por que leem textos literários – considerando um grupo de 50 alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora. De maneira a analisar as experiências de ensino de literatura nessa escola, também foram selecionados 3 professores de literatura do ensino médio. As questões levantadas neste estudo se referem à formação literária dos jovens, às dificuldades encontradas na leitura do texto literário, aos motivos que os levam a escolher os best-sellers e não os textos literários clássicos, à relação atual dos jovens com a leitura de uma maneira geral, à escolha dos textos literários pelos professores (como é feita e que critérios utiliza), ao papel do professor na formação de leitores literários, entre outras. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, em que foram utilizadas observações, entrevistas, análise de documentos e gravações em áudio. Sendo a leitura uma preocupação que vai além da escola, é dela, ainda, que se espera a formação de um leitor que não apenas compreenda o texto lido, mas que goste de ler e mantenha frequência na leitura. É nossa hipótese que a investigação teórica e a pesquisa sobre o ensino de literatura possam otimizar metodologias e estratégias alternativas capazes de atrair e despertar, nos jovens leitores, o gosto e a fruição para a boa literatura.
Abstract: This study aimed at developing an academic research on the process of growing literary text readers – what,how,when,where and why they read literary texts—with a group of fifty high school students from Colégio de Aplicação João XXIII, from the Federal University of Juiz de Fora. As a way to analyze the experience of teaching literature at school, three Literature teachers were chosen. The questions which were raised in this study refer to the students’ literary background, to the difficulties they face to read this kind of text, to the reasons which lead them to choose the best-sellers instead of the classic literature, to the current relation between the youth and reading itself, to the literary text choices made by the teachers (how it is done and which criteria are used for the selection), to the teachers’ role in the process, among other relevant ones. For the research, it was used the qualitative research method, on its ethnographic branch, and observations, interviews, document analysis and audio records were implemented all through the study. Even thought the process of reading is a goal that goes beyond the school time, it is at the school itself that it is expected the development of strategies and attitudes which help the reader to do better than understanding the text he reads but also increasing his pleasure on reading and his doing the reading as a frequent activity. We understand that the theoretical investigation and the research on literature teaching can help to optimize it deeply.
Palavras-chave: Literatura
Formação do leitor
Ensino de literatura
Prazer
Fruição
Literature
Reader formation
Literature teaching
Pleasure
Fruition
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1009
Data do documento: 4-Out-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)
PROQUALI - Teses



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.