Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1009
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariacristinaweitzeltavela.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gilvan Procópio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799878T7pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Begma Tavares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756862E6pt_BR
dc.contributor.referee4Walty, Ivete Lara Camargos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797835E6pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.creatorTavela, Maria Cristina Weitzel-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164170T8pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:27:11Z-
dc.date.available2016-03-23-
dc.date.available2016-04-24T02:27:11Z-
dc.date.issued2013-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1009-
dc.description.abstractThis study aimed at developing an academic research on the process of growing literary text readers – what,how,when,where and why they read literary texts—with a group of fifty high school students from Colégio de Aplicação João XXIII, from the Federal University of Juiz de Fora. As a way to analyze the experience of teaching literature at school, three Literature teachers were chosen. The questions which were raised in this study refer to the students’ literary background, to the difficulties they face to read this kind of text, to the reasons which lead them to choose the best-sellers instead of the classic literature, to the current relation between the youth and reading itself, to the literary text choices made by the teachers (how it is done and which criteria are used for the selection), to the teachers’ role in the process, among other relevant ones. For the research, it was used the qualitative research method, on its ethnographic branch, and observations, interviews, document analysis and audio records were implemented all through the study. Even thought the process of reading is a goal that goes beyond the school time, it is at the school itself that it is expected the development of strategies and attitudes which help the reader to do better than understanding the text he reads but also increasing his pleasure on reading and his doing the reading as a frequent activity. We understand that the theoretical investigation and the research on literature teaching can help to optimize it deeply.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou desenvolver uma pesquisa acadêmica acerca da formação de leitores literários – o que, como, quando, onde e por que leem textos literários – considerando um grupo de 50 alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora. De maneira a analisar as experiências de ensino de literatura nessa escola, também foram selecionados 3 professores de literatura do ensino médio. As questões levantadas neste estudo se referem à formação literária dos jovens, às dificuldades encontradas na leitura do texto literário, aos motivos que os levam a escolher os best-sellers e não os textos literários clássicos, à relação atual dos jovens com a leitura de uma maneira geral, à escolha dos textos literários pelos professores (como é feita e que critérios utiliza), ao papel do professor na formação de leitores literários, entre outras. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, em que foram utilizadas observações, entrevistas, análise de documentos e gravações em áudio. Sendo a leitura uma preocupação que vai além da escola, é dela, ainda, que se espera a formação de um leitor que não apenas compreenda o texto lido, mas que goste de ler e mantenha frequência na leitura. É nossa hipótese que a investigação teórica e a pesquisa sobre o ensino de literatura possam otimizar metodologias e estratégias alternativas capazes de atrair e despertar, nos jovens leitores, o gosto e a fruição para a boa literatura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectPrazerpt_BR
dc.subjectFruiçãopt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectReader formationpt_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.subjectPleasurept_BR
dc.subjectFruitionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLetramento literário no ensino médio: análise das experiências de ensino de literatura no Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)
PROQUALI - Teses



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.