https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10109
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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raquelturettiscotton.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | “Um talo de arruda que vale uma floresta ”: as representações sociais das religiões afro nas letras de Rap |
Autor(es): | Scotton, Raquel Turetti |
Orientador: | Lages, Sônia Regina Côrrea |
Miembros Examinadores: | Daibert Júnior, Rober |
Miembros Examinadores: | Sampaio, Dilaine Soares |
Resumo: | A presente dissertação tem como propósito apresentar os resultados obtidos por meio da análise de dezoito canções dos rappers Criolo e Emicida que fazem referência direta aos orixás. Em relação aos objetivos da pesquisa buscou-se identificar de que maneira os orixás presentes nas letras são contextualizados e ressignificados por meio da linguagem do Rap, um estilo musical reconhecido por sua habilidade em tratar de diversos problemas sociais relacionados à pobreza, à desigualdade social e racial, ao racismo, entre outros. Para tal, foi aplicada a metodologia de Análise de Conteúdo. A análise dos dados coletados e as categorias construídas a partir do método em questão contribuíram para o discernimento acerca do fenômeno investigado. Para alcançar uma melhor compreensão, foi buscado, também, como aporte teórico metodológico, o estudo de Representações Sociais, de Serge Moscovici, como forma de entender os processos de inserção e de ressignificação dos orixás nas canções. Neste estudo fica demonstrado que a presença de orixás nas composições musicais de Criolo e Emicida evidencia os saberes das divindades conhecidos por meio das religiões de matriz africana, auxiliando no debate acerca da resistência negra frente ao racismo, a desigualdade racial e intolerância religiosa. |
Resumen : | The purpose of this dissertation is to present the results obtained through the analysis of eighteen songs by Criolo and Emicida rappers that make direct reference to orixás. In relation to the objectives of the research, we sought to identify how orixás present in the lyrics are contextualized and re-signified through the language of Rap, a musical style recognized for its ability to deal with various social problems related to poverty, social and racial inequality, racism, among others. For that, the methodology of Content Analysis was applied. The analysis of the data collected and the categories constructed from the method in question, contributed to the discernment about the phenomenon investigated. In order to reach a better understanding, Serge Moscovici's study of Social Representations was also sought as a methodological theoretical contribution, as a way of understanding the processes of insertion and resignification of the orixás in the songs. In this study it is demonstrated that the presence of orixás in the musical compositions of Criolo and Emicida evidences the knowledge of the deities known through the religions of African matrix, helping in the debate about the black resistance against racism, racial inequality and religious intolerance. |
Palabras clave : | Rap Religião afro Orixás Análise de conteúdo Representações sociais Criolo Emicida Rap African religions Orixás Content analysis Social representations Criolo Emicida |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10109 |
Fecha de publicación : | 8-feb-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações) |
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