https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10322
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
iramaiaaparecidamoraes.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Processos de inclusão e acessibilidade nos laboratórios de ensino da faculdade de Engenharia da UFJF |
Author: | Moraes, Iramaia Aparecida |
First Advisor: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Referee Member: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Referee Member: | Redig, Annie Gomes |
Resumo: | No âmbito do Ensino Superior, são recentes e numerosos os debates sobre a inclusão de discentes que apresentam deficiência. Em cursos da área das exatas e ciências biológicas, que exigem disciplinas de cunho laboratorial, há dificuldade de integração dos discentes com deficiência nas aulas práticas, visto que muitos laboratórios não estão preparados estruturalmente para recebê-los, inclusive no tocante às práticas pedagógicas a serem adotadas. É importante o entendimento de que todo discente tem direito a escolha do curso de graduação que deseja fazer, cabendo à instituição o provimento de recursos aos que possuem deficiência, visando à garantia de pleno acesso ao conhecimento em equiparação de oportunidades com os demais. O caso de gestão em torno do qual a minha pesquisa se desenvolve retrata a questão da acessibilidade para discentes com deficiência no ensino superior. Desta forma, a presente pesquisa busca verificar as condições de acessibilidade nos laboratórios de ensino utilizados pelos cursos de graduação da Faculdade de Engenharia da UFJF, analisando os desafios enfrentados em aulas práticas por discentes com deficiência física e/ou sensorial enfatizando as acessibilidades arquitetônica, pedagógica e atitudinal. E por fim, propondo ações para que estes laboratórios se tornem acessíveis para estes discentes. A dissertação está dividida em 3 capítulos, sendo que o capítulo 1 é descritivo, apontando sobre políticas de inclusão no ensino superior com ênfase na UFJF. O capítulo 2 destaca-se uma fundamentação teórica sobre os temas acessibilidade e deficiências e suas limitações, baseando-se principalmente nos seguintes autores: Antunes (2012), Evangelo (2014), Vitorino Filho (2012), Alencar (2013), Alencar (2017), Watzlawick (2011), Baú (2015). Foi percebido que há quesitos referentes à acessibilidade na Faculdade de Engenharia que necessitam de atenção, principalmente no tocante as aulas práticas em laboratórios. Desta forma, no capítulo 3, o Plano de Ação Educacional (PAE), traz propostas de ações que visam à melhoria das acessibilidades física, pedagógica e atitudinal para os laboratórios de ensino desta Faculdade. |
Abstract: | In the scope of Higher Education, there are recent and numerous debates about the inclusion of students with disabilities. In courses in the area of exact and biological sciences, which require laboratory-based subjects, there is difficulty in integrating students with disabilities into practical classes, since many laboratories are not structurally prepared to receive them, including pedagogical practices. adopted. It is important to understand that every student has the right to choose the undergraduate course that he / she wishes to do, and it is up to the institution to provide resources to those with disabilities, aiming at guaranteeing full access to knowledge in equal opportunities with others. The management case around which my research develops portrays the issue of accessibility for students with disabilities in higher education. In this way, the present research seeks to verify the accessibility conditions in the teaching laboratories used by the undergraduate courses of the Faculty of Engineering of the UFJF, analyzing the challenges faced in practical classes by students with physical and / or sensory disabilities emphasizing architectural, pedagogical accessibility and attitudinal. And finally, proposing actions to make these laboratories accessible to these students. The dissertation is divided in 3 chapters, and chapter 1 is descriptive, pointing out policies of inclusion in higher education with emphasis on UFJF. Chapter 2 highlights a theoretical basis on the themes accessibility and deficiencies and their limitations, based mainly on the following authors: Antunes (2012), Evangelo (2014), Vitorino Filho et al (2012), Alencar (2013), Freitas Alencar (2017), Watzlawick (2011) and Baú (2015). It was noticed that there are issues related to accessibility in the Faculty of Engineering that need attention, especially regarding the practical classes in laboratories. Thus, in Chapter 3, the Educational Action Plan (PAE) brings proposals for actions aimed at improving physical, pedagogical and attitudinal accessibility for the teaching laboratories of this Faculty. |
Keywords: | Inclusão Acessibilidade Deficiência Ensino superior Laboratórios Inclusion Accessibility Deficiency Higher education Laboratories |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10322 |
Issue Date: | 26-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
This item is licensed under a Creative Commons License