https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10333
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
carolinefariasalves.pdf | 18.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Arte, gênero e sociabilidade: Nair de Teffé, a brasileira retratada por Georgina de Albuquerque |
Autor(es): | Alves, Caroline Farias |
Orientador: | Christo, Maraliz de Castro Vieira |
Miembros Examinadores: | Costa Júnior, Martinho Alves da |
Miembros Examinadores: | Simioni, Ana paula Cavalcanti |
Resumo: | Essa pesquisa possui como objeto de estudo o retrato de Nair de Teffé ou Brasileira, produzido no início do século XX, por Georgina de Albuquerque (1885-1962). Através das fontes e de matérias na imprensa da época, delineamos uma trajetória marcada por sua produção, exposições e presença no acervo do Museu Mariano Procópio. As mudanças provenientes de sua trajetória, manifestadas nos aspectos formais ou de nomenclatura, demonstram as complexidades da retratística e permitem refletir sobre múltiplas narrativas através da obra. Foram traçadas as relações possíveis entre o retrato, sua criadora e a retratada, valorizando as relações de gênero intrínsecas a sua produção e a representação feminina. Além dos aspectos formais da imagem, a expressão da retratada, o contexto de produção e as temáticas relacionadas a obra, como os retratos de mulheres artistas do entresséculos, tornam-se centrais em nossa análise. Objetivamos historicizar a obra e colaborar com as pesquisas que envolvem arte, gênero e a retratística, minimizando silêncios historiográficos. |
Resumen : | The main subject of this dissertation is the portrait of Nair de Teffé or Brasileira, produced at the beginning of the 20th century, by Georgina de Albuquerque (1885-1962). Through the sources and the press of the time, we outlined a trajectory marked by its production, exhibitions and presence in the collection of the Museu Mariano Procópio. Changes from its trajectory, manifested in formal or nomenclature aspects, demonstrate the complexities of portraiture and allow reflection on multiple narratives through the studied painting. The possible relations between the portrait, its creator and the portrayed one, were traced, valuing the gender relations intrinsic to its production and the female representation. In addition to the formal aspects of the image, the expression of the portrayed person, the context of production, and the themes related to the portrait, such as the portraits of women artists of the XIX and XX century, become central to our analysis. We aim to historicize the painting and collaborate with research involving art, genre and portraiture, minimizing historiographic silences. |
Palabras clave : | Retratos Georgina de Albuquerque Nair de Teffé Mulheres artistas História da arte Portraits Georgina de Albuquerque Nair de Teffé Women artists Art history |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10333 |
Fecha de publicación : | 24-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em História (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons