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dc.contributor.advisor1Castro, Cláudia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509479187394110pt_BR
dc.contributor.referee1Resende, Vitor Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368594028727754pt_BR
dc.contributor.referee2Villela, Cícero Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402323269350871pt_BR
dc.creatorLima, Arthur Lincoln Fortes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-05T20:51:26Z-
dc.date.available2019-07-19-
dc.date.available2019-08-05T20:51:26Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10340-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o conceito de campanhas de endomarketing conforme definido por diversos autores, em especial, Analisa de Medeiros Brum. A intenção do mesmo é a resolução do problema de pesquisa que visa identificar se os vídeos institucionais da MRS Logística, veiculados no perfil da empresa no YouTube, podem ser considerados campanhas de endomarketing. Durante a realização da pesquisa, dividimos os assuntos abordados em sete capítulos, que trazem conceitos sobre o contexto histórico das ferrovias no Brasil, descrevem a relação da cidade de Juiz de Fora com a ferrovia e introduzem o histórico da MRS Logística. Apresentamos também conceitos como endomarketing e comunicação dirigida, abordados no intuito de conceituar a pesquisa, preparando-a para a análise de conteúdo, método escolhido para a realização deste estudo. O presente trabalho é uma contribuição para estudantes e interessados em temas relacionados ao marketing, mais especificamente o endomarketing, auxiliando-os no entendimento de como se realiza uma pesquisa qualitativa em um canal de comunicação de grande apelo como o YouTube. Ao final deste, após a análise de amostragem coletada, é possível afirmar a presença de elementos do endomarketing nas campanhas realizadas pela empresa em seu canal, uma vez que, tais campanhas cumprem os requisitos elencados por Brum, essenciais para a realização efetiva dessa ferramenta empresarial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação dirigidapt_BR
dc.subjectMRS logísticapt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO endomarketing como ferramenta de comunicação empresarial interna: um estudo de caso da MRS Logísticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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