https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10346
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cristianeturnesmontezano.pdf | 3.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Transmitir-se para informar: o formato YouTuber como possível modelo de divulgação científica na internet |
Autor(es): | Montezano, Cristiane Turnes |
Primeiro Orientador: | Coutinho, Iluska Maria da Silva |
Membro da banca: | Ferreira, Jorge Carlos Felz |
Membro da banca: | Mata, Jhonatan Alves Pereira |
Resumo: | Esse artigo pretende realizar um estudo sobre os quadros “Nostalgia Ciência” e “Assuntos em PAUTA” do canal no YouTube “Nostalgia” para compreender como o formato e linguagem YouTuber, juntamente com a plataforma em que esse material está inserido, pode ser usada para disseminação da informação e divulgação científica através desse espaço público de comunicação. Para tal observaremos o formato YouTuber e tudo que o envolve, da linguagem a edição e produção; a importância do uso das novas tecnologias para disseminação da informação e divulgação científica e por fim a proposta de pensar no YouTube como um espaço público de comunicação e de fomento a propagação de informação com caráter jornalístico e científico. O canal criado pelo designer gráfico Felipe Castanhari em 20 de setembro de 2008, com a ideia inicial de relembrar programas, desenhos, filmes e jogos que marcaram seu criador durante sua infância que se passou em grande parte nos anos 90, passou por modificações em seu formato. Atualmente o canal Nostalgia apresenta um produto um pouco diferente do que comumente se vê na plataforma em que está inserido. Com um trabalho um pouco mais refinado de roteiro, produção e edição, além de trazer um conteúdo de cunho mais informativo/educativo e se apresentar como um lugar também de divulgação científica. A monografia recorre à metodologia de Análise da Materialidade Audiovisual desenvolvida por Iluska Coutinho no âmbito do grupo NJA (Núcleo de Jornalismo e Audiovisual) e também a conceitos de jornalismo descritos no livro “Dramaturgia do Telejornalismo”, da mesma autora. A partir desses conceitos podemos inferir que o hibridismo do produto, que reúne características da TV aberta quanto a técnica de edição, qualidade e composição estética da imagem e componentes, estruturas visuais com elementos da linguagem narrativa YouTuber, apresenta um modelo interessante para a divulgação científica na internet. Os audiovisuais analisados acumulam bons índices de engajamento dos internautas, com números altos de visualizações curtidas e comentários. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | YouTube Formato YouTuber Divulvação científica Canal nostalgia Jornalismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10346 |
Data do documento: | 12-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Jornalismo - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons