https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10346
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cristianeturnesmontezano.pdf | 3.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Iluska Maria da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7068648540073233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Jorge Carlos Felz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944566602504271 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mata, Jhonatan Alves Pereira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4615632494533159 | pt_BR |
dc.creator | Montezano, Cristiane Turnes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5911616491390326 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T21:43:23Z | - |
dc.date.available | 2019-07-19 | - |
dc.date.available | 2019-08-05T21:43:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10346 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse artigo pretende realizar um estudo sobre os quadros “Nostalgia Ciência” e “Assuntos em PAUTA” do canal no YouTube “Nostalgia” para compreender como o formato e linguagem YouTuber, juntamente com a plataforma em que esse material está inserido, pode ser usada para disseminação da informação e divulgação científica através desse espaço público de comunicação. Para tal observaremos o formato YouTuber e tudo que o envolve, da linguagem a edição e produção; a importância do uso das novas tecnologias para disseminação da informação e divulgação científica e por fim a proposta de pensar no YouTube como um espaço público de comunicação e de fomento a propagação de informação com caráter jornalístico e científico. O canal criado pelo designer gráfico Felipe Castanhari em 20 de setembro de 2008, com a ideia inicial de relembrar programas, desenhos, filmes e jogos que marcaram seu criador durante sua infância que se passou em grande parte nos anos 90, passou por modificações em seu formato. Atualmente o canal Nostalgia apresenta um produto um pouco diferente do que comumente se vê na plataforma em que está inserido. Com um trabalho um pouco mais refinado de roteiro, produção e edição, além de trazer um conteúdo de cunho mais informativo/educativo e se apresentar como um lugar também de divulgação científica. A monografia recorre à metodologia de Análise da Materialidade Audiovisual desenvolvida por Iluska Coutinho no âmbito do grupo NJA (Núcleo de Jornalismo e Audiovisual) e também a conceitos de jornalismo descritos no livro “Dramaturgia do Telejornalismo”, da mesma autora. A partir desses conceitos podemos inferir que o hibridismo do produto, que reúne características da TV aberta quanto a técnica de edição, qualidade e composição estética da imagem e componentes, estruturas visuais com elementos da linguagem narrativa YouTuber, apresenta um modelo interessante para a divulgação científica na internet. Os audiovisuais analisados acumulam bons índices de engajamento dos internautas, com números altos de visualizações curtidas e comentários. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | YouTube | pt_BR |
dc.subject | Formato YouTuber | pt_BR |
dc.subject | Divulvação científica | pt_BR |
dc.subject | Canal nostalgia | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Transmitir-se para informar: o formato YouTuber como possível modelo de divulgação científica na internet | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Jornalismo - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License