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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo
Autor(es): Dalathezi, Viviane da Cunha
Primeiro Orientador: Villela, Cícero Costa
Membro da banca: Guerra, Márcio de Oliveira
Membro da banca: Bara, Gilze Freitas
Resumo: Assim como a sociedade e as tecnologias, o marketing evoluiu e deixou de ser apenas uma ferramenta que as marcas usam para vender produtos. O marketing contemporâneo é uma ferramenta de relacionamento com o cliente. Por meio dele, é possível estreitar laços, conquistar a fidelidade e alavancar marcas. A internet potencializou as comunicação em redes por meio das mídias sociais. As pessoas passaram a produzir conteúdos diversos e a consumir informações de fontes variadas. Os consumidores passaram a não depender mais da mídia de massa para obter informações sobre marcas e produtos. Com a internet as discussões se tornaram horizontais. Diante dessa nova realidade, as marcas começam a usar as mídias sociais como ferramenta de marketing: um marketing de relacionamento que gera conteúdo de interesse do consumidor, realiza desejos e toca o lado emocional dessas pessoas. O esporte se tornou produto ao longo de sua existência e passou a lançar mão das estratégias de marketing como forma de aproximação com seus amantes. No futebol o relacionamento extracampo se faz necessário para que o clube, além de alavancar a venda dos seus produtos, não dependa exclusivamente dos resultados dos jogos para manter fiel seu torcedor. Neste trabalho encontram-se discussões teóricas de marketing contemporâneo, esportivo e digital, além de três exemplos do bom uso da união dos marketings esportivo e digital, realizados pelo Clube de Regatas do Flamengo. Por meio da análise da enunciação, um método da análise de conteúdo, analisamos três campanhas do clube e detectamos quais características dos marketings contemporâneos são utilizadas pelo clube.
Abstract: -
Palavras-chave: Marketing esportivo
Marketing digital
Flamengo
Conteúdo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10368
Data do documento: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:Jornalismo - TCC Graduação



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