https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10413
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marianadiasmiranda.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Érika Savernini | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5130539919434347 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alvarenga, Nilson Assunção | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4188323551381417 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bastos, Thalita Cruz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8778222822394147 | pt_BR |
dc.creator | Miranda, Mariana Dias | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9474203777587437 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T16:40:51Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24 | - |
dc.date.available | 2019-08-08T16:40:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10413 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir do conceito de cinema de poesia proposto pelo cineasta-teórico Pier Paolo Pasolini no contexto do cinema moderno europeu, buscou-se aproximar características estilísticas desse período com o desenvolvimento do cinema argentino. Ao identificar a presença de elementos comuns entre essas cinematografias, compreendeu-se a permanência dos aspectos relacionados ao poético no filme “O pântano” (La ciénaga, 2001, Argentina), da cineasta Lucrecia Martel. Tomando como base a “subjetiva indireta livre” proposta por Pasolini como a personagem central que interfere na estrutura formal fílmica a partir de seus estados problemáticos, entendeu-se o filme de Martel em um movimento de adensamento do que foi teorizado pelo autor. Os modos estilísticos pensados por Pasolini se complexificam no cenário contemporâneo, fazendo parte de uma renovação da língua de poesia no cinema. Ao utilizar três personagens problemáticas que têm seus estados explorados pela organização estilística do filme, Martel explora de maneira formalista a linguagem cinematográfica, criando zonas de abertura que propõem outro relacionamento com o espectador, previsto como colaborador ativo na construção do filme. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema argentino contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Pasolini | pt_BR |
dc.subject | Cinema de poesia | pt_BR |
dc.subject | Lucrecia Martel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Jornalismo - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License