Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariafernandapernisapinto.pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
Autor(es): Pinto, Maria Fernanda Pernisa
Primeiro Orientador: Thomé, Cláudia de Albuquerque
Membro da banca: Ferreira, Soraya Maria Vieira
Membro da banca: Reis, Marco Aurelio
Resumo: O trabalho se propõe a fazer uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira no ano de 2015. Serão expostas todas as capas lançadas, porém, o foco maior será nas dos meses de maio, junho e dezembro, que apresentaram inovações perante alguns requisitos das revistas de moda. Estratégias como o uso de aplicativos, desenvolvimento de uma capa espelhada, o anônimo na capa, além do manifesto feminista, chamaram a atenção tanto pela questão das temáticas abordadas quanto pela forma em que foram trabalhadas, tendo em vista o uso de tecnologia. Enquanto metodologia, foi feita uma exposição dessas estratégias e elas foram analisadas tanto pela ótica da Cultura da Convergência (Jenkins, 2012; Canavilhas, 2012) quanto pela mudança do mercado do jornalismo, especialmente o impresso (Caio Tulio, 2014). O que se espera com isso, é contribuir para a compreensão das possibilidades de ação dos meios tradicionais perante às mudanças do mercado. Ao registrar tal mudança, busca-se colaborar, também, para a memória do jornalismo, focando na imprensa feminina, de forma que essas mudanças façam parte de algo ainda maior, a transformação dos meios impressos de fazer jornalismo.
Abstract: -
Palavras-chave: Elle
Moda
Revista
Imprensa feminina
Convergência
Estratégias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432
Data do documento: 12-Jan-2017
Aparece nas coleções:Jornalismo - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons