https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10516
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
suzanalimagomesnunesdesouza.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma cartografia possível: mapeando uma escola na periferia de Juiz de Fora |
Autor(es): | Souza, Suzana Lima Gomes Nunes de |
Primeiro Orientador: | Mello, Ana Paula Chaves |
Resumo: | A Escola Estadual Bernardo Mascarenhas é uma pequena mas tradicional instituição localizada na Zona Norte da cidade de Juiz de Fora. Embora tenha 51 anos de idade, tem pouca história documentada e pouco se fala sobre suas origens. Ao realizar um projeto de descoberta da própria escola, pretende-se valorizar a instituição como espaço físico, histórico, social e afetivo. À luz de grandes educadores brasileros como Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, é necessário reconhecer tanto alunos quanto professores como atores da construção do conhecimento. Procura-se neste projeto, portanto, quebrar a apatia e contribuir para a busca por autonomia e autoestima. A metodologia denominada cartografia reinventa o modo de pesquisar uma vez que investiga processos de construção de subjetividade, ao invés de simplesmente documentar um objeto estático. “Cartografando” foi possível mapear as relações que as pessoas estabelecem entre si e com a escola que habitam, além de registrar processos de descoberta. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Cartografia Arte-educação Abordagem triangular |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10516 |
Data do documento: | 30-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons