Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10540
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
virginiasamoralves.pdf664.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maranduba, Carlos Magno da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763153859701731pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Michele Munk-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8094404295191170pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Paula Loures Valle-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442123211790307pt_BR
dc.creatorAlves, Virgínia Samôr-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774006320020261pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T14:28:32Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-23T14:28:32Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10540-
dc.description.abstractCurrently, we find in the school an increase in the access to the mobile devices by the students, in this sense a scenario is created that favors the use of information and communication technologies (ICTs). One of these ICT's is the blog, which is a flexible tool that has no limits of use. The blog lets you share experiences, ideas, new practices, reconstruct meanings to content, insert comments. This work aims to promote the use of the blog as a pedagogical resource for the dissemination of content and information in school, as an instigating tool of the concepts of biology. YouTube also emerges as a resource that can contribute in the educational process to enable new practices in which students and teachers become co-authors in the construction of knowledge. For diagnosis and characterization of this scenario we opted for the collection of quantitative data. In this way the work is justified because the use of technology in the classroom is something inevitable and the blog and YouTube are excellent materials in order to diversify and enable new learning experiences for students. The analysis of the collected data points to a favorable posture of the students in front of the use of the Blog than of the YouTube channel. In one year, the blog had more than 130,000 hits, YouTube has reached about 9,000 views.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, encontramos na escola um crescimento do acesso aos dispositivos móveis pelos alunos, nesse sentido cria-se um cenário que vem a favorecer a utilização das tecnologias de informação e comunicação (as TICs). Uma dessas TIC´s é o blog, que é uma ferramenta flexível que não apresenta limite de utilização. O blog permite compartilhar experiências, ideias, novas práticas, reconstruir significados aos conteúdos, inserir comentários. Esse trabalho destina-se promover o uso do blog como recurso pedagógico de divulgação de conteúdos e informação na escola, enquanto ferramenta instigadora dos conceitos da biologia. O YouTube também desponta como um recurso que pode contribuir no processo educativo no sentido de possibilitar novas práticas em que alunos e professores tornam-se coautores na construção do conhecimento. Para diagnóstico e caracterização desse cenário optou-se pela coleta de dados quantitativos. Dessa forma, o trabalho se justifica porque o uso da tecnologia em sala de aula é algo inevitável e o Blog e o YouTube são excelentes materiais de modo a diversificar e possibilitar novas experiências de aprendizagem aos discentes. A análise dos dados coletados aponta para uma postura favorável dos estudantes frente à utilização do Blog do que do canal do Youtube. Em um ano, o blog teve mais de 130.000 acessos, já o Youtube alcançou cerca de 9.000 visualizações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectTeaching of biologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleUtilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para melhoria do aprendizado nas aulas de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons