https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10542
File | Description | Size | Format | |
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diogomendesrodrigues.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Entraves para a adesão à extensão universitária nas unidades acadêmicas da UFJF |
Author: | Rodrigues, Diogo Mendes |
First Advisor: | Pinto, Tarcísio Jorge Santos |
Referee Member: | Paula, Frederico Braida Rodrigues de |
Referee Member: | Anjos, Maylta Brandão dos |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão analisou a adesão à prática extensionista nas unidades acadêmicas da UFJF e seus principais entraves. Na instituição, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) é o órgão responsável pela institucionalização de ações extensionistas, atividades que viabilizam a relação transformadora entre universidade e sociedade, por meio do diálogo e da troca de saberes. No contexto de atuação do pesquisador, foi constatado que a distribuição das ações de extensão entre as unidades acadêmicas da UFJF se dá de maneira desigual, fazendo com que algumas delas apresentem dificuldades em proporcionar a prática extensionista a seus acadêmicos. Tal constatação trouxe à tona um problema a ser enfrentado, tendo em vista que o Conselho Nacional de Educação regulamentou que a extensão deve ser inserida na carga horária dos cursos de graduação até dezembro de 2021. A partir do cenário encontrado, esta pesquisa apresentou como objetivo central estudar os motivos que têm dificultado a implementação e o desenvolvimento de ações de extensão na UFJF. Os objetivos específicos foram: (1) apresentar o cenário atual da extensão na instituição, bem como suas características próprias; (2) identificar e analisar os motivos que levaram à baixa adesão particularmente em algumas unidades da UFJF; (3) propor ferramentas à Proex para assessorar as unidades acadêmicas no crescimento do número de programas e projetos de extensão, bem como na preservação de seus princípios qualitativos – culturais, sociais e políticos. Para isso, foram realizadas entrevistas e aplicado um questionário aos coordenadores de programas e projetos de duas unidades acadêmicas com situação distinta: uma com grande número de ações de extensão e outra com pequeno quantitativo. Por meio da aplicação dos instrumentos, foi possível identificar que a interpretação sobre o conceito de extensão na UFJF, apresentada pelos respondentes, proporcionou versões conflitantes. Entre os principais dificultadores identificados estão a menor valorização da extensão em comparação ao ensino e à pesquisa, o menor financiamento de suas atividades e a burocracia dos procedimentos. A partir de tal diagnóstico, foi desenvolvido um Plano de Ação Educacional. Foram propostas cinco ações, como realização de capacitação para os docentes, reunião com os gestores das unidades, melhoria dos trâmites e da divulgação das ações de extensão existentes e realização de edital de financiamento interno. Desta forma, espera-se reduzir o impacto dos entraves identificados, fortalecer a extensão na UFJF e ampliar a prática extensionista na comunidade acadêmica. |
Abstract: | This dissertation was developed within the Professional Master in Management and Evaluation ofPublic Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd)of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case studied analyzed the adherence to the extensionist practice in the academic units of UFJF and itsmain difficulty elements. The Pro-Rectory of Extension of UFJF is responsible for registering the extension activities that should enable the transformative relationship between university and society,through dialogue and the exchange of knowledge. In the author’s work context, it was found that the distribution of the extension actions occurs in an unequal way among the academic units of UFJF. This causes some of them have difficultiesto providethe extensionist practice among its academics. This finding reveals a problem to be solved, because the National Council of Education determined that the university extension should be included in degreecurriculum until December 2021. From the scenario found, this dissertation presented as general objectivetostudy the reasons thathinderthe implementation and development of extension actions in UFJF. The specific objectives were: (1) to present the current scenario of extension in the University, as well as its own characteristics; (2) to identify and analyzethe reasons for low adhesion particularly in some UFJF units; (3) to propose actions to Proexto support the academics units to expand the number of extension programs and projects, as well as the preservation of its qualitative principles -cultural, social and political. Forthis, interviews were conducted and a questionnaire was applied to the coordinators of programs and projects of two academic units with different situation: the first with large number of extension actions and the other with small quantitative. Through the applicationof the research instruments, it was possibleto identify thatthe interpretation of respondents about the concept of extension provided conflicting versionsin UFJF. The main difficulty elementsidentified were the less appreciation of extension, when compared to teaching and research, the less investment in its activities and the bureaucracy of procedures. Based on this diagnosis, an Educational Action Plan was developed. Five actions were proposed, such as the provision of qualification moments for teachers, meetings with the units managers, improvement of procedures and the divulgation of extension actions andexecution of internal financing public notice. In this way, it’s hoped to minimize the impact of the identified obstacles to strengthen the extension in UFJF and expand the extensionist practice among the academic community. |
Keywords: | Extensão Universidade Adesão Formação acadêmica Troca de saberes Extension University Adherence Academic formation Knowledge exchange |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10542 |
Issue Date: | 1-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
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