https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10569| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| elainedeoliveiramoraestavares.pdf | 713.42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título : | Novas linguagens e a escola o uso de celular em sala de aula proibir ou não o celular em sala de aula? | 
| Autor(es): | Tavares, Elaine de Oliveira Moraes | 
| Orientador: | Souza, Andreia Silveira de | 
| Co-orientador: | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | 
| Miembros Examinadores: | Fonseca, Thomaz Spartacus Martins | 
| Resumo: | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista. O projeto teórico foi desenvolvido a partir da reportagem “França proíbe celulares nas escolas públicas”, publicada pela Folha de São Paulo, em 31 de julho de 2018, tendo utilizado como recursos o celular. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto teórico foi que proibir o uso de celular em sala de aula não é a melhor opção diante de uma clientela digital que utiliza este dispositivo em todas as suas atividades diárias, pois pode afastar cada vez mais da realidade dos estudantes. Proibir o uso do celular em sala de aula pode não ser uma boa estratégia pedagógica para os professores, uma vez que os alunos de hoje são digitais e conectados. Todavia, se esse recurso for trazido para a sala de aula como um dispositivo que tem o poder de melhorar a motivação, o nível de concentração e a interação dos alunos entre si e com os conteúdos de aprendizagem, o celular pode se tornar um aliado no sentido de ser mais um apoio didático ao professor, incrementando as aulas e as pesquisas realizadas. Apesar da escola ainda não está preparada para as tecnologias, está andando a passos lentos a proibição é um caminho contrário ao desenvolvimento tecnológico. A melhor opção é chegar a um consenso onde o professor juntamente com os alunos possam criar regras que vão definir o uso celular em sala de aula. Com a participação dos pais e da supervisão pedagógica, definir um regulamento onde todos devem assinar assumindo o compromisso de cumprir todas as regras negociadas. Desta forma a educação tecnológica está sendo desenvolvida de forma coerente e a favor de todo ensino aprendizado | 
| Resumen : | - | 
| Palabras clave : | Celular Sala de aula Educação tecnológica  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla de la Instituición: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10569 | 
| Fecha de publicación : | 15-dic-2018 | 
| Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
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