https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10575| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| flaviomedeirosdasilva.pdf | 680.44 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | Os jogos virtuais como recurso pedagógico no processo de alfabetização | 
| Author: | Silva, Flávio Medeiros da | 
| First Advisor: | Teixeira, Beatriz de Basto | 
| Referee Member: | Silva, Joyce Keli do Nascimento | 
| Resumo: | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático. O projeto didático foi desenvolvido em escola pública municipal de ensino fundamental, com os alunos do 2º ano, utilizando como recurso o computador com acesso à internet e objetos de aprendizagens como jogos virtuais, tendo como foco explorar atividades desafiadoras que desenvolve o processo de alfabetização dos alunos. O objetivo do trabalho consistiu em produzir pesquisa a respeito das potencialidades dos jogos virtuais na prática alfabetizadora, buscando dinamizar e inovar em relação ao trabalho educativo. Além disso, o trabalho pautou-se no desenvolvimento prático de projeto didático com atividades de alfabetização que explora as novas tecnologias, como o computador e os jogos virtuais. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram significativos, pois inovou e dinamizou a prática docente, despertou a curiosidade e o interesse dos alunos, favoreceu o protagonismo e proatividade dos educandos, contribuindo para a reflexão sobre a escrita e a leitura, como a aquisição do sistema alfabético. A turma interagiu mais nas atividades propostas, utilizando as novas tecnologias como recurso de aprendizagem, juntamente com a mediação fundamental do professor. A aplicação desse projeto didático, baseado nos estudos realizados no curso, contribuíram para melhorar a aprendizagem da referida turma, permitindo o avanço dos alunos na apropriação do sistema alfabético. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Jogo virtual Alfabetização Aprendizagem  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10575 | 
| Issue Date: | 15-Dec-2018 | 
| Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
		
					