Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10575
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flaviomedeirosdasilva.pdf680.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os jogos virtuais como recurso pedagógico no processo de alfabetização
Autor(es): Silva, Flávio Medeiros da
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Silva, Joyce Keli do Nascimento
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático. O projeto didático foi desenvolvido em escola pública municipal de ensino fundamental, com os alunos do 2º ano, utilizando como recurso o computador com acesso à internet e objetos de aprendizagens como jogos virtuais, tendo como foco explorar atividades desafiadoras que desenvolve o processo de alfabetização dos alunos. O objetivo do trabalho consistiu em produzir pesquisa a respeito das potencialidades dos jogos virtuais na prática alfabetizadora, buscando dinamizar e inovar em relação ao trabalho educativo. Além disso, o trabalho pautou-se no desenvolvimento prático de projeto didático com atividades de alfabetização que explora as novas tecnologias, como o computador e os jogos virtuais. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram significativos, pois inovou e dinamizou a prática docente, despertou a curiosidade e o interesse dos alunos, favoreceu o protagonismo e proatividade dos educandos, contribuindo para a reflexão sobre a escrita e a leitura, como a aquisição do sistema alfabético. A turma interagiu mais nas atividades propostas, utilizando as novas tecnologias como recurso de aprendizagem, juntamente com a mediação fundamental do professor. A aplicação desse projeto didático, baseado nos estudos realizados no curso, contribuíram para melhorar a aprendizagem da referida turma, permitindo o avanço dos alunos na apropriação do sistema alfabético.
Abstract: -
Palavras-chave: Jogo virtual
Alfabetização
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10575
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.