https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10580
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
sarahelenadacostafreitas.pdf | 859.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A criação de vídeo como recurso pedagógico no desenvolvimento da oralidade e da leitura literária no Ensino Fundamental |
Autor(es): | Freitas, Sara Helena da Costa |
Orientador: | Machado, Carla Silva |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Raquel Reis Azevedo de |
Resumo: | Atualmente, a oralidade e as TICs são temas relevantes que vem sendo discutido por sociólogos, antropólogos e profissionais da área da educação e afins. Essas discussões tem- se concretizado a importância do uso das tecnologias para além do espaço escolar. O aluno não se “conecta” na/ para escola. Ele já vem mergulhado em uma cultura totalmente digital com seu pensamento e suas relações sociais trabalhando em “rede”. A grade dificuldade é que ao chegar à sala de aula o aluno se vê distante da sua realidade, fora do espaço tradicional que a escola insiste ocupar. Sendo assim, as aulas se tornam cada vez mais chatas, sem sentido e sem aproveito para o seu uso no dia a dia. Propomos aqui, uma forma de aproximar a escola da realidade de nossos alunos que estão cada vez mais mergulhados no uso das tecnologias. Portanto, criamos um projeto no qual o aluno é o autor da sua escrita, do seu vídeo e do seu espaço virtual. Não basta ter as leis que defendam o letramento digital como a Constituição Federal de 1988; O Parâmetro Curricular Nacional (1988); a Base Nacional Comum Curricular (2018). É necessário que as pequenas mudanças aconteçam dentro da escola, pois ela é o vetor principal para que de pequenas mudanças ocorra uma grande revolução digital dentro e fora do espaço escolar. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Conhecimento compartilhado Oralidade TICs Leitura literária |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10580 |
Fecha de publicación : | 15-ene-2019 |
Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.