https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10580
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sarahelenadacostafreitas.pdf | 859.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739347Z3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Raquel Reis Azevedo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Freitas, Sara Helena da Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8701296P4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T18:17:20Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22 | - |
dc.date.available | 2019-08-26T18:17:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10580 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, a oralidade e as TICs são temas relevantes que vem sendo discutido por sociólogos, antropólogos e profissionais da área da educação e afins. Essas discussões tem- se concretizado a importância do uso das tecnologias para além do espaço escolar. O aluno não se “conecta” na/ para escola. Ele já vem mergulhado em uma cultura totalmente digital com seu pensamento e suas relações sociais trabalhando em “rede”. A grade dificuldade é que ao chegar à sala de aula o aluno se vê distante da sua realidade, fora do espaço tradicional que a escola insiste ocupar. Sendo assim, as aulas se tornam cada vez mais chatas, sem sentido e sem aproveito para o seu uso no dia a dia. Propomos aqui, uma forma de aproximar a escola da realidade de nossos alunos que estão cada vez mais mergulhados no uso das tecnologias. Portanto, criamos um projeto no qual o aluno é o autor da sua escrita, do seu vídeo e do seu espaço virtual. Não basta ter as leis que defendam o letramento digital como a Constituição Federal de 1988; O Parâmetro Curricular Nacional (1988); a Base Nacional Comum Curricular (2018). É necessário que as pequenas mudanças aconteçam dentro da escola, pois ela é o vetor principal para que de pequenas mudanças ocorra uma grande revolução digital dentro e fora do espaço escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento compartilhado | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A criação de vídeo como recurso pedagógico no desenvolvimento da oralidade e da leitura literária no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.