https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10588| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| leticiateixeiradasilva.pdf | 554.72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Olhar para ver, fazer para sentir: reflexões sobre arte-educação no cotidiano da educação infantil |
| Autor(es): | Silva, Letícia Teixeira da |
| Orientador: | Egas, Olga Maria Botelho |
| Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiência acerca de uma proposição artística pensada e aplicada na educação infantil de uma escola pública, municipalizada, na cidade de Itaocara, Estado do Rio de Janeiro a partir do questionamento de um dos alunos. Evidenciaremos a Arte enquanto experiência limite e aprendizagem inventiva, em busca de práticas exploratórias criativas a partir de um relato de experiência, mas não nos restringiremos à isso. A proposta é abrir os ouvidos aos questionamentos das crianças pequenas, e, a partir das narrativas, construir proposições significativas que lhes permitam vivenciar a arte expressiva caracterizada por externalizar as linguagens das sensações (arte). O objetivo se debruça acerca das possibilidades artísticas do cotidiano escolar da criança pequena acendendo reflexões sobre práticas pedagógicas tradicionais e as possíveis transformações na práxis de um educador-pesquisador-artista. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Arte-educação Formação docente Educação infantil |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10588 |
| Fecha de publicación : | 30-may-2019 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
