Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10601
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosileneizolino.pdf266.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Theophilo, Gabriela Alexandra Mitidieri Malta Cals-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorIzolino, Rosilene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T14:19:33Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-08-27T14:19:33Z-
dc.date.issued2019-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10601-
dc.description.abstractEste proyecto de investigación pretende mostrar la contribución de la disciplina de la História en el desarrollo de las habilidades y capacidades de alumnos de 5º año de escolarización en la escuela pública estatal de Minas Gerais. Era un grupo con deficiencias en la enseñanza / aprendizaje, y el uso de imágenes se convirtió en una nueva herramienta de trabajo. Desde una perspectiva interdisciplinaria, el desarrollo de la escritura y el habla fue su enfoque. Este proyecto surge, por lo tanto, de la experiencia con una clase que se oponía a la rutina escuelar y tenía una expresión oral agressiva o desordenada, su mayor ventaja para frenar el desarrollo de la planificación. Por otro lado, mostró gran interés en las clases de história, haciéndolo esta disciplina nuestra aliada, ya que fue posible trabajar las expresiones orales y escritas de los estudiantes a partir del uso, observación, descripción y análisis de las imágenes.pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto de pesquisa tem a intenção de mostrar a contribuição da disciplina História no desenvolvimento das capacidades e habilidades de discentes pertencentes ao 5º ano de escolaridade da rede pública estadual de Minas Gerais. Tratava-se de um grupo com déficit no ensino/aprendizagem, e o uso de imagens tornou-se um novo instrumento de trabalho. Dentro de uma perspectiva interdisciplinar, o desenvolvimento da escrita e da fala foi seu foco. Esse projeto emerge, assim, da experiência com uma turma que se opunha ao cotidiano escolar e tinha na expressão oral agressiva ou desordenada seu maior trunfo para coibir o desenvolvimento dos planejamentos. Em contrapartida, apresentou grande interesse pelas aulas de história, tornando essa disciplina nossa aliada, na medida em que foi possível trabalhar as expressões oral e escrita dos discentes a partir do uso, observação, descrição e análise de imagens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFala/oralidadept_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectImágenespt_BR
dc.subjectHistória discurso/oralidadpt_BR
dc.subjectLeer y escribirpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO desenvolvimento das competências da fala e da escrita através do usos de imagens nas aulas de história em séries iniciais: um percursopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons