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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bens culturais como instrumento de educação e identidade
Autor(es): Barboza, Rosangela
Primeiro Orientador: Christofoletti, Rodrigo
Resumo: Em comunidades com dificuldade de aceitação do lugar onde vivem, como acontece no município de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, faz-se necessário o desenvolvimento de ações em escolas com a perspectiva de promover a aceitação e consequentemte, que se crie possibilidades de mudanças de tal percepção. As atividades de educação em patrimônio podem constituir fator de suma importância para que se conheça a história local possibilitando que os moradores possam criar e reforçar os vínculos locais. Oferecer oportunidades de se perceber o lugar onde se vive com maior afetividade é também uma forma de construir a cidadania. A necessidade de conhecer o patrimônio local ainda promoverá fator de relevância no processo de conservação, preservação e reconhecimento de memórias sejam elas individuais e coletivas. Sendo papel da escola o desenvolvimento pleno do ser humano, cabe também a ela ações que promovam e aprimorem um olhar mais favorável no que se refere a territorialidade e conhecimento da história local.
Abstract: En las comunidades con una aceptación limitada de donde vivan, como en Ribeirão das Neves, región metropolitana de Belo Horizonte, es necesario desarrollar acciones a las escuelas para que la visión del lugar que se desea modificar. La historia del municipio, su origen y asentamiento se refieren a un pasado que no es muy expresivo, un factor de rechazo, especialmente entre los más jóvenes. Las actividades de educación sobre el patrimonio pueden ser extremadamente importantes para conocer la historia local y, a partir de ahí, los residentes crean y fortalecen los vínculos. La necesidad de conocer el patrimonio local todavía promoverá un factor de relevancia en el proceso de conservación, preservación y reconocimiento de recuerdos, ya sean individuales o colectivos. Dado que el rol de la escuela es el pleno desarrollo del ser humano, también incluye acciones que promueven y mejoran una visión más favorable de la territorialidad y el conocimiento de la historia local.
Palavras-chave: Ribeirão das Neves
Patrimônio cultural
Memória
Educação em patrimônios
Ribeirão das Neves
Patrimonio cultural
Memoria
Herencia educativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10603
Data do documento: 3-Ago-2019
Aparece nas coleções:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



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