https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10603
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rosangelabarboza.pdf | 342.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Christofoletti, Rodrigo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Barboza, Rosangela | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T14:24:41Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23 | - |
dc.date.available | 2019-08-27T14:24:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10603 | - |
dc.description.abstract | En las comunidades con una aceptación limitada de donde vivan, como en Ribeirão das Neves, región metropolitana de Belo Horizonte, es necesario desarrollar acciones a las escuelas para que la visión del lugar que se desea modificar. La historia del municipio, su origen y asentamiento se refieren a un pasado que no es muy expresivo, un factor de rechazo, especialmente entre los más jóvenes. Las actividades de educación sobre el patrimonio pueden ser extremadamente importantes para conocer la historia local y, a partir de ahí, los residentes crean y fortalecen los vínculos. La necesidad de conocer el patrimonio local todavía promoverá un factor de relevancia en el proceso de conservación, preservación y reconocimiento de recuerdos, ya sean individuales o colectivos. Dado que el rol de la escuela es el pleno desarrollo del ser humano, también incluye acciones que promueven y mejoran una visión más favorable de la territorialidad y el conocimiento de la historia local. | pt_BR |
dc.description.resumo | Em comunidades com dificuldade de aceitação do lugar onde vivem, como acontece no município de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, faz-se necessário o desenvolvimento de ações em escolas com a perspectiva de promover a aceitação e consequentemte, que se crie possibilidades de mudanças de tal percepção. As atividades de educação em patrimônio podem constituir fator de suma importância para que se conheça a história local possibilitando que os moradores possam criar e reforçar os vínculos locais. Oferecer oportunidades de se perceber o lugar onde se vive com maior afetividade é também uma forma de construir a cidadania. A necessidade de conhecer o patrimônio local ainda promoverá fator de relevância no processo de conservação, preservação e reconhecimento de memórias sejam elas individuais e coletivas. Sendo papel da escola o desenvolvimento pleno do ser humano, cabe também a ela ações que promovam e aprimorem um olhar mais favorável no que se refere a territorialidade e conhecimento da história local. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ribeirão das Neves | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação em patrimônios | pt_BR |
dc.subject | Ribeirão das Neves | pt_BR |
dc.subject | Patrimonio cultural | pt_BR |
dc.subject | Memoria | pt_BR |
dc.subject | Herencia educativa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Bens culturais como instrumento de educação e identidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
This item is licensed under a Creative Commons License