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dc.contributor.advisor1Christofoletti, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorBarboza, Rosangela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T14:24:41Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-08-27T14:24:41Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10603-
dc.description.abstractEn las comunidades con una aceptación limitada de donde vivan, como en Ribeirão das Neves, región metropolitana de Belo Horizonte, es necesario desarrollar acciones a las escuelas para que la visión del lugar que se desea modificar. La historia del municipio, su origen y asentamiento se refieren a un pasado que no es muy expresivo, un factor de rechazo, especialmente entre los más jóvenes. Las actividades de educación sobre el patrimonio pueden ser extremadamente importantes para conocer la historia local y, a partir de ahí, los residentes crean y fortalecen los vínculos. La necesidad de conocer el patrimonio local todavía promoverá un factor de relevancia en el proceso de conservación, preservación y reconocimiento de recuerdos, ya sean individuales o colectivos. Dado que el rol de la escuela es el pleno desarrollo del ser humano, también incluye acciones que promueven y mejoran una visión más favorable de la territorialidad y el conocimiento de la historia local.pt_BR
dc.description.resumoEm comunidades com dificuldade de aceitação do lugar onde vivem, como acontece no município de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, faz-se necessário o desenvolvimento de ações em escolas com a perspectiva de promover a aceitação e consequentemte, que se crie possibilidades de mudanças de tal percepção. As atividades de educação em patrimônio podem constituir fator de suma importância para que se conheça a história local possibilitando que os moradores possam criar e reforçar os vínculos locais. Oferecer oportunidades de se perceber o lugar onde se vive com maior afetividade é também uma forma de construir a cidadania. A necessidade de conhecer o patrimônio local ainda promoverá fator de relevância no processo de conservação, preservação e reconhecimento de memórias sejam elas individuais e coletivas. Sendo papel da escola o desenvolvimento pleno do ser humano, cabe também a ela ações que promovam e aprimorem um olhar mais favorável no que se refere a territorialidade e conhecimento da história local.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRibeirão das Nevespt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEducação em patrimôniospt_BR
dc.subjectRibeirão das Nevespt_BR
dc.subjectPatrimonio culturalpt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.subjectHerencia educativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleBens culturais como instrumento de educação e identidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



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