https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10614
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
chrisnabittencourtvieiradutton.pdf | 489.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Ana Paula Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Dutton, Chrisna Bittencourt Vieira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T11:04:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27 | - |
dc.date.available | 2019-08-30T11:04:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10614 | - |
dc.description.abstract | The present intervention Project analyses the application of Basic Education for all the Brazilians after the promulgation of 1988´s Constitution. Regular education was made universal by law, which brought new challenges to include outsiders groups in School ambiance. This work analyses how school made adaptations to this process, with emphasis on students and teachers difficulties in the work of thinking History as a critical and analytic science. Also, the intervention has the objective of valorising local cultures in order to make the students represented on what is studied at school. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente projeto de intervenção analisa a ampliação da Educação Básica para todos os brasileiros e brasileiras a partir da Constituição Cidadã, promulgada em 05 de Outubro de 1988. A universalização dos ensinos fundamentais e médio trouxe alguns desafios para a inclusão de novos grupos sociais no ambiente escolar. O trabalho analisa como a escola se adaptou a este processo e propõe um planejamento de ensino de História focado nas dificuldades apontadas, com o objetivo de valorizar os conhecimentos prévios e a cultura dos estudantes e incentivar a análise crítica inerente à História como disciplina científica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | A universalização da educação básica no Brasil : o que se ensina, como e para quem? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
This item is licensed under a Creative Commons License