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Clase: Dissertação
Título : As estratégias de implantação física de universidades federais no Brasil: um estudo comparativo entre dois períodos de expansão 1960-1970 e 2000-2010
Autor(es): Bastos, Mara Medina
Orientador: Alberto, Klaus Chaves
Miembros Examinadores: Buffa, Ester
Miembros Examinadores: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Resumo: A demanda por acesso ao ensino superior cresceu significativamente no mundo após a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, essa demanda gerou uma expansão das universidades federais nas décadas de 1950 e 1960, quando foram criadas 26 novas unidades. O segundo período de expansão ocorreu a partir da década de 2000, quando mais 19 universidades federais foram criadas entre os anos 2000 e 2010. O caráter físico da primeira expansão ocorrida no Brasil entre os anos 1950 e 1960 tem sido sistematicamente estudado no campo da arquitetura e urbanismo; no entanto, percebe-se a ausência de estudos sobre as estratégias de expansão física das universidades federais criadas a partir do ano 2000. O objetivo geral deste trabalho é compreender como ocorreu a inserção dos campi das novas universidades federais no território nacional, por meio do estudo das estratégias de implantação física destes espaços no período compreendido entre os anos 2000 e 2010, sobre bases comparativas com o primeiro período de expansão vivido entre os anos 1960 e 1970. Na expansão recente, em contraste com a expansão dos anos 1960, a maior parte das universidades foi criada com mais de um campus ampliando ainda mais o número de municípios beneficiados pelas estruturas universitárias, favorecendo em sua quase totalidade os municípios de pequeno porte. Observou-se também que estas instituições recentes se instalaram em uma área territorial bem menor do que as da expansão anterior. Este fato gerou grandes modificações nas estruturas pedagógicas e físicas dos novos campi universitários. As novas universidades em muito diferem das universidades do primeiro período de expansão. Agora, elas pulverizam seus campi pelas cidades de pequeno porte na região de sua abrangência, tornando-os, muitas vezes, vocacionados a um campo específico do saber. Conhecer as estratégias de implantação física que estas novas universidades apresentam para responder aos desafios contemporâneos no campo da educação superior é de fundamental importância, pois possibilita a reflexão sobre a recente produção e proporciona a oportunidade de definir novos rumos para os futuros espaços destinados ao ensino superior no país.
Resumen : After the World War II, there was a significant demand for higher education all over the ons were created. In the first decade of 2000 we had a second expansion movement and 19 new universities were created. architecture and urbanism considering the physical aspect. On the other hand, there was a lack of studies about the strategies for the second period after 2000 on the same subject. The aim of this study is to better understand how the insertion of the campi occurred in the new federal universities, by studying the strategies used for the physical expansion. The second expansion period resulted in universities with more than just one campus, ranging across a wide variety of less populated cities. As consequence, these cities were largely benefited for housing their first institutions. In addition, we observed that such recent Institutions were placed in a smaller area other than the ones from the first period. This characteristic brought big structural modifications in the new campi. The recent expanded universities are largely different from those of the first period. Mainly because they are now spread throughout small cities, where they have leverage and sometimes establishing as a region of a specific knowledge. The physical implantation strategies for these new universities present a great opportunity to define new goals aiming the future places to expand Universities in our country.
Palabras clave : Universidades federais
Campi universitários
Expansão física
Ensino superior
Federal universities
Campi
Physical expansion
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10627
Fecha de publicación : 26-mar-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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